Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31077
Title: Educação inclusiva: autismo e escola um debate necessário.
Other Titles: Inclusive education: autism and school a necessary debate.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Rayane Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Educação inclusiva;Transtorno do Espectro Autista;Escola inclusiva;Autismo;Pesquisa bibliográfica;Autistas - inclusão escolar;Inclusive education;Autism Spectrum Disorder;Inclusive school;Autism;Bibliographic research;Autistic - school inclusion
Issue Date: 19-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Rayane Pereira de. Educação inclusiva: autismo e escola um debate necessário. 2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo procura fazer sua abordagem no contexto da escola inclusiva com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), averiguando sobre o que ela reflete no processo educacional com os discentes com autismo. Para isto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da educação inclusiva no campo educacional e na preparação da pessoa com deficiência para o desenvolvimento da aprendizagem e da sua socialização. A Educação é um dos direitos da pessoa com deficiência, pois garante a Escola inclusiva e a uma educação de qualidade que tem a perspectiva de apresentar um amplo espaço de acesso a pluralidade de pessoas. conforme regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), que determina que as pessoas com necessidades educativas especiais sejam integradas nas escolas regulares, plenamente como mediadora de oportunidades, respeito, convivência, socialização, formação e educação. No que atribui o percurso metodológico, realizamos a pesquisa que segue uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico do tipo Estado do Conhecimento a partir da proposta de Morosine e Fernandes (2014), que faz uma compilação dos trabalhos científicos na área da temática em estudo. A análise dos dados foi desenvolvida através da análise de conteúdo simples a apartir de três dissertações: Bassotto (2018), Oliveira (2019) e Gerbassi (2021). De acordo com os dados analisados, foi possível compreender o quanto as pesquisas estão se expandindo nessa área de educação inclusiva sobre o TEA. É cada vez maior a necessidade de ampliar a visão desse público, pois há um aumento do número de pessoas com deficiência nas escolas e todos têm os mesmo direitos e igualdade de oportunidades.
Abstract: This study seeks to make its approach in the context of inclusive school with emphasis on Autism Spectrum Disorder (ASD), investigating what it reflects on the educational process with students with autism. For this, the general objective of this research is to analyze the importance of inclusive education in the educational field and in preparing people with disabilities for the development of learning and their socialization. Education is one of the rights of people with disabilities, as it guarantees an inclusive school and a quality education that has the perspective of providing a wide range of access to a plurality of people. as regulated by the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law nº 9.394/96), which determines that people with special educational needs are integrated into regular schools, fully as a mediator of opportunities, respect, coexistence, socialization, training and education. As regards the methodological course, we carried out the research that follows a qualitative approach of a bibliographic nature of the State of Knowledge type based on the proposal of Morosine and Fernandes (2014), which makes a compilation of scientific works in the area of the subject under study. Data analysis was developed through simple content analysis from three dissertations: Bassotto (2018), Oliveira (2019) and Gerbassi (2021). According to the analyzed data, it was possible to understand how much research is expanding in this area of inclusive education on ASD. There is an increasing need to broaden the vision of this public, as there is an increase in the number of people with disabilities in schools and everyone has the same rights and equal opportunities.
Keywords: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Escola inclusiva
Autismo
Pesquisa bibliográfica
Autistas - inclusão escolar
Inclusive education
Autism Spectrum Disorder
Inclusive school
Autism
Bibliographic research
Autistic - school inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31077
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYANE PEREIRA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRayane Pereira de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2023.549.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.