Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31118
Title: Ensino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio.
Other Titles: History teaching, digital information and communication technologies and historical awareness: perceptions of 3rd year high school students.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Micaele Anizio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMILO, Janaina Valéria Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA , Rosemere Olímpio de.
Keywords: História - ensino médio;Tecnologias digitais;Ensino de História;Consciência histórica;Ensino médio - Carrapateira - município - Paraíba;Estudantes de história 3º ano - ensino médio;History - high school;Digital technologies;History teaching;Historical consciousness;High school - Carrapateira - municipality - Paraíba;3° year high school history students
Issue Date: 15-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Micaele Anizio. Ensino de história, tecnologias digitais da informação e comunicação e consciência histórica: percepções de alunos do 3º ano do ensino médio. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A História se ocupa das inúmeras transformações e permanências que ocorrem com os homens e mulheres através do tempo. A História também é polissêmica, mas, como disciplina presente na “grade curricular” do Ensino Básico, pode proporcionar o conhecimento acerca das vivências humanas, bem como contribuir com a construção da nossa identidade. Sendo assim, neste trabalho, apresentamos uma problematização a respeito da importância do ensino de História no 3º ano do Ensino Médio, uma vez que os alunos desse ano já percorreram quase toda caminhada da Educação Básica e do currículo de História nesta etapa de ensino. No que se refere aos objetivos, buscamos analisar elementos de consciência histórica que a disciplina pode propiciar aos alunos, as percepções que eles apresentam sobre a História, bem como a importância e o porquê de se estudá-la, além disso, em meio às vivências da sociedade da informação e comunicação, buscamos discutir como as tecnologias em sala de aula podem renovar o ensino, bem como servir de ponto para formação da consciência histórica dos discentes. O referido estudo visa compreender a visão que os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola ECI Joel Pereira da Silva, do município de Carrapateira PB possuem sobre a disciplina de História através de um estudo de caso, por meio de um questionário, que utiliza o método qualitativo do tipo descritivo e o estudo bibliográfico para se basear na concepção de alguns autores sobre a pesquisa em questão. Trabalharemos a partir das perspectivas de Jörn Rüsen 2001, Caio Boschi 2019, Selva Guimarães 2003, Israel Soares 2017, entre outros. Ressalte-se que grande parte dos alunos entrevistados consideram a História como uma disciplina que examina o passado e outros apenas para tirar uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Abstract: The History is concerned with the countless transformations and permanence that occur with men and women through time. History is also polysemic, but, as a discipline present in the “curricular grade” of Basic Education, it can provide knowledge about human experiences, as well as contribute to the construction of our identity. Therefore, in this work, we present a problematization regarding the importance of teaching History in the 3rd year of High School, since the students of that year have already covered almost the entire course of Basic Education and the History curriculum in this stage of teaching. With regard to the objectives, we seek to analyze elements of historical awareness that the discipline can provide to students, as proof that they present about History, as well as the importance and reason for studying it, in addition, in the midst of experiences of the information and communication society, we seek to discuss how technologies in the classroom can renew teaching, as well as serve as a point for the formation of students' historical awareness. This study aims to understand the view that the students of the 3rd year of High School at the ECI Joel Pereira da Silva School, in the municipality of Carrapateira PB, have about the discipline of History through a case study, through a teaching that uses the qualitative method of the descriptive type and the bibliographical study to be based on the conception of some authors about the research in question. We will work from the perspectives of Jörn Rüsen 2001, Caio Boschi 2019, Selva Guimarães 2003, Israel Soares 2017, among others. It should be noted that most students received History as a subject that examines the past and others just to get a good grade on the ENEM (National High School Examination).
Keywords: História - ensino médio
Tecnologias digitais
Ensino de História
Consciência histórica
Ensino médio - Carrapateira - município - Paraíba
Estudantes de história 3º ano - ensino médio
History - high school
Digital technologies
History teaching
Historical consciousness
High school - Carrapateira - municipality - Paraíba
3° year high school history students
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31118
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELE ANIZIO BEZERRA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfMicaele Anizio Bezerra. Monografia História. CFP 2023.1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.