Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBERNARDO, O. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5154509718236305pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1LÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.contributor.referee2BASTOS, Raquel Leão de.-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma reflexão a respeito da formação geral de professores da educação básica após o período da redemocratização brasileira. Ao mesmo tempo que discuti sobre o acesso ao ensino superior, visto como desafio antigo e atual. Tendo como principal objeto os sujeitos vindos do campo durante suas graduações, com intuito de dar visibilidade a história da formação acadêmica destes indivíduos. Considerando que o objetivo proposto é analisar o processo formativo dos docentes pertencentes a este espaço através de suas experiências vividas desde o ensino no campo ao da cidade até o fim da graduação. A base teórica desenvolvida teve fundamento nos escritos de Gatti e Barreto (2009), Scheibe e Bazzo (2016), Copatti e Andreis (2020) Carvalho (2006), Arroyo (2007) entre outros. Na pesquisa de campo foi utilizado o método descritivo e exploratório, a qual constituiu-se a partir de entrevistas feita com professores vindos do campo atuantes da escola urbana, tendo como lócus o município de São José de Caiana-PB. Um dos interesses pela temática surge da minha experiência como aluno da escola pública do campo, onde pude notar a carência com o ensino ofertado para os indivíduos do campo e os desafios enfrentados por estes quando partem para escola urbana perpassando à universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleDa enxada à caneta: caminhos, desafios e perspectivas da formação docente dos sujeitos do campo atuantes da escola urbana do município de São José da Caiana - PB (1990-2012).pt_BR
dc.date.issued2023-07-13-
dc.description.abstractThe present work focuses on the analysis of the general training of teachers of primary education after the period of Brazilian re-democratization. At the same time, I discussed access to higher education, seen as an old and current challenge. The primary focus of this research is the individuals originating from rural backgrounds and their experiences during their undergraduate studies, and the central idea is to give visibility to the history of the academic formation of this demographic. This study aims to analyze the formative process of teachers within this context by examining their lived experiences of teaching in rural and urban settings up until the completion of their undergraduate education. This research is based on a strong theoretical basis with the contributions of Gatti & Barreto (2009), Scheibe & Bazzo (2016), Copatti & Andreis (2020) Carvalho (2006), Arroyo (2007), and other writers. The study employed a descriptive and exploratory research approach during the field investigation, which had as the locus the town of São José de Caiana-PB. One of my motivations for exploring this topic stems from my experience as a student in a public school in a rural area and the challenges these learners face when they go to an urban school and university.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31119-
dc.date.accessioned2023-07-31T22:27:23Z-
dc.date.available2023-07-31-
dc.date.available2023-07-31T22:27:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRedemocratização brasileirapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSujeitos do Campopt_BR
dc.subjectRedemocratization Brazilpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectField Subjectspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBERNARDO, Odoniel Feitosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the hoe to the pen: paths, challenges and perspectives of teacher training for rural subjects working in urban schools in the city of São José da Caiana - PB (1990-2012).pt_BR
dc.identifier.citationBERNARDO, Odoniel Feitosa. Da enxada à caneta: caminhos, desafios e perspectivas da formação docente dos sujeitos do campo atuantes da escola urbana do município de São José da Caiana - PB (1990-2012). 2023. 68f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ODONIEL FEITOSA BERNARDO. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfOdoniel Feitosa Bernardo. Monografia História. CFP 2023.1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.