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Title: Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de conjunto semafórico no cruzamento das ruas Enaldo Torres e Severino Dutra no município de Patos – PB.
Other Titles: Technical feasibility study and basic design for the implementation of a traffic light set at the intersection of Enaldo Torres and Severino Dutra streets in the municipality of Patos - PB.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Antônio Vitor Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Larissa Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Carla Caroline Alves.
Keywords: Mobilidade urbana;Urban mobility;Sinalização semafórica - Viabilidade técnica;Traffic light signaling - Technical feasibility;Trânsito - Cruzamento - Acidente;Traffic - Intersection - Accident
Issue Date: 13-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Antônio Vitor Gomes. Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de conjunto semafórico no cruzamento das ruas Enaldo Torres e Severino Dutra no município de Patos – PB. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A mobilidade urbana interfere diretamente no bem-estar da população, porque o seu não planejamento implica em consequências como congestionamentos, pouca fluidez, segurança, acidentes, colisões e atropelamentos. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade técnica para implantação de um semáforo a partir do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume V. O estudo situa-se no município de Patos, especificamente na interseção das Ruas Enaldo Torres e Severino Dutra, cruzamento de grande importância, pois interliga os bairros dos eixos centro e norte. Para o estudo considerou-se a planilha disponibilizada pelo núcleo de educação da STTRANS, constam acidentes registrados no período de janeiro de 2018 a junho de 2019 nas vias estudadas. A contagem de tráfego e as visitam in loco aconteceram nos dias 21 a 26 de março de 2022, em dias típicos, desconsiderando sábado e domingo, sendo contabilizado todo tipo de veículo que passava pelos cruzamentos. Com os dados constatou-se que a sexta feira foi o dia mais critico com um total de 2770 veículos passando pelo cruzamento a partir disso se chegou a um número de ciclos vazios de 0,003, com isso foi dimensionado o tempo de ciclo operante chegando a um valor de 72 segundos e com registros fotográficos se pode verificar as condições que o cruzamento operado. A análise no cruzamento constatou a necessidade da implantação semafórica no cruzamento pois os critérios avaliados apontaram para essa solução, juntamente com as sinalizações complementares que vai propiciar melhor fluidez para os usuários, reduzindo o número de acidentes.
Abstract: Urban mobility directly interferes with the well-being of the population, because its non-planning implies consequences such as congestion, poor fluidity, safety, accidents, collisions and run over. The objective of this work is to evaluate the technical feasibility for the implementation of a traffic light from the Brazilian Manual of Traffic Signaling - Volume V. The study is located in the municipality of Patos, specifically at the intersection of Enaldo Torres and Severino Dutra Streets, an intersection of great importance, as it interconnects the neighborhoods of the central and northern axes. For the study, the spreadsheet provided by the STTRANS education center was considered, which contains accidents recorded in the period from January 2018 to June 2019 on the studied roads. The traffic count and on-site visits took place from March 21 to 26, 2022, on typical days, disregarding Saturday and Sunday, accounting for all types of vehicles passing through the intersections. With the data, it was found that Friday was the most critical day with a total of 2770 vehicles passing through the intersection, from which a number of empty cycles of 0.003 was reached, with this the operating cycle time was dimensioned reaching a value of 72 seconds and with photographic records it is possible to verify the conditions that the intersection operated. The analysis at the intersection found the need for semaphore implementation at the intersection because the criteria evaluated pointed to this solution, together with the complementary signaling that will provide better fluidity for users, reducing the number of accidents.
Keywords: Mobilidade urbana
Urban mobility
Sinalização semafórica - Viabilidade técnica
Traffic light signaling - Technical feasibility
Trânsito - Cruzamento - Acidente
Traffic - Intersection - Accident
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31145
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

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