Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158
Title: Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores.
Other Titles: Mathematics teaching for autistic students: potentialities and challenges in the perception of parents and teachers.
Enseñanza de las matemáticas para estudiantes autistas: potencialidades y desafíos en la percepción de padres y profesores.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Andréa Amorim da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, KiaraTatianny Santos da.
Keywords: Transtorno do espectro autista;Ensino fundamental;Ensino inclusão;Metodologia;Ensino de matemática;Ensino de matemática – autista;Autistic Spectrum Disorder;Elementary education;Teaching inclusion;Methodology;Mathematics teaching;Mathematics teaching – autistic;Trastorno del espectro autista;Educación elemental;Enseñanza inclusión;Metodología;Enseñanza de las matemáticas;Enseñanza de las matemáticas – autista.
Issue Date: 19-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Andréa Amorim da. Ensino da matemática para alunos autistas: potencialidades e desafios na percepção dos pais e professores. 2023. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou compreender os desafios enfrentados por pais, professores e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do ensino fundamental II, que abrange as séries do 6o ao 9o ano, conhecer como acontece o ensino e a inclusão desses alunos nas escolas. A metodologia usada para os resultados foi a quali-quantitativa, com a aplicação de questionários, os quais foram estabelecidas duas categorias: “concepções das potencialidades e desafios dos professores” e “concepções das potencialidades e desafios dos pais”. Esse estudo permitiu concluir que mesmo sem os profissionais terem uma qualificação ou especialização direcionada a esse público alvo, conseguem ter uma boa experiência e significativa permanência deles em sala de aula. Também foi possível verificar que os alunos TEA têm o auxílio dos pais bem como o a participação deles no convívio da escola.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) sought to understand the challenges faced by parents, teachers and students with Autism Spectrum Disorder (ASD) of elementary school II, which covers the 6th to 9th grades, to know how teaching and the inclusion of these students in schools. The methodology used for the results was qualitative and quantitative, with the application of questionnaires, which established two categories: “conceptions of potentialities and challenges of teachers” and “conceptions of potentialities and challenges of parents”. This study concluded that even without professionals having a qualification or specialization aimed at this target audience, they manage to have a good experience and a significant permanence in the classroom. It was also possible to verify that TEA students have the help of their parents as well as their participation in the school environment.
???metadata.dc.description.resumen???: Este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) buscó comprender la desafíos que enfrentan los padres, maestros y estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) de la escuela primaria II, que abarca los grados de 6° a 9° grado, conocer cómo se da la enseñanza y la inclusión de estos alumnos en las escuelas. A metodología utilizada para los resultados fue cualitativa y cuantitativa, con la aplicación de cuestionarios, que establecieron dos categorías: "Concepciones de potencialidades y desafíos de los docentes” y “concepciones de las potencialidades y desafíos de crianza. Este estudio nos permitió concluir que aún sin profesionales tener una titulación o especialización dirigida a este público objetivo, logran tener una buena experiencia y una permanencia significativa de ellos en el aula. También se pudo comprobar que los alumnos de TEA cuentan con la ayuda de sus padres bien como su participación en la vida escolar.
Keywords: Transtorno do espectro autista
Ensino fundamental
Ensino inclusão
Metodologia
Ensino de matemática
Ensino de matemática – autista
Autistic Spectrum Disorder
Elementary education
Teaching inclusion
Methodology
Mathematics teaching
Mathematics teaching – autistic
Trastorno del espectro autista
Educación elemental
Enseñanza inclusión
Metodología
Enseñanza de las matemáticas
Enseñanza de las matemáticas – autista.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31158
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA AMORIM DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2013.pdfAndréa Amorim da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2013387.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.