Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31159
Title: Práticas em educação ambiental em uma escola pública no município de Damião - PB.
Other Titles: Practices in environmental education in a public school in the city of Damian - PB.
Prácticas en educación ambiental en una escuela pública de la ciudad de Damián - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Silvano de Azevedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NURIT-SILVA, Kiriaki.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: PONTES, Maria Rizoneide Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Marcus José da Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Caatinga;Educação ambiental;Educação ambiental – escola – Damião - PB;Tanque do arroz;Environmental education;Environmental education – school – Damião - PB;Rice tank;Educación ambiental;Educación ambiental – escuela – Damião - PB
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Silvano de Azevedo. Práticas em educação ambiental em uma escola pública no município de Damião - PB. 2023. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Os problemas ambientais vêm se tornando cada vez mais intensos e perceptíveis ao passar dos séculos. Dessa forma, a Educação ambiental (EA) se apresenta como uma ferramenta para formar novos valores no ser humano que guiarão suas escolhas e práticas. Nesse contexto, ensinar sobre EA nas escolas torna-se uma prática necessária para a construção de um sujeito com pensamento ecológico e crítico. Considerando que a EA pode se utilizar de diversas estratégias didáticas para a sua abordagem, o presente trabalho propõe desenvolver ações prático - pedagógicas sobre educação ambiental com alunos do 9o ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Professor Nino, localizada no município de Damião PB, a fim de favorecer uma sensibilização sobre conservação ambiental e uma aprendizagem significativa no ensino de ciências. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, com uma pesquisa de campo, com uma amostra de 20 alunos de uma turma do 9o ano do ensino fundamental da E.M.E.F Professor Nino, localizada no município de Damião - PB, no período de abril e maio de 2023. A construção e execução da pesquisa ocorreu em seis etapas: 1) Apresentação do projeto e assinatura do TCLE e TALE; 2) Roda de conversa 3) Aula gamificada utilizando o aplicativo BioQuiz; 4) Visita a uma trilha ecológica; 5) aplicação de questionário estruturado. De acordo com sequência didática aplicada, observou-se que os alunos possuem uma boa compreensão do conteúdo abordado, conhecem a flora e fauna local e participaram ativamente e com atenção nas ações pedagógicas desenvolvidas. Deste modo, a aplicação da sequência didática ocorreu de forma satisfatória, alcançando os objetivos propostos, sendo eficaz para construção de conhecimento prático e para a aprendizagem dos alunos em educação ambiental e conservação da caatinga.
Abstract: Environmental problems have become increasingly intense and noticeable over the centuries. In this way, Environmental Education (EE) presents itself as a tool to form new values in human beings that will guide their choices and practices. In this context, teaching about EE in schools becomes a necessary practice for building a subject with ecological and critical thinking. Considering that EE can use different didactic strategies for its approach, the present work proposes to develop practical-pedagogical actions on environmental education with students of the 9th grade of elementary school at the Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Professor Nino, located in municipality of Damião PB, in order to encourage awareness about environmental conservation and meaningful learning in science teaching. To this end, a qualitative approach study was carried out, with a field survey, with a sample of 20 students from a 9th grade class of elementary school at E.M.E.F Professor Nino, located in the municipality of Damião-PB, in the period of April and May 2023. The construction and execution of the research took place in six stages: 1) Presentation of the project and signature of the TCLE and TALE; 2) Conversation wheel 3) Gamified class using the BioQuiz application; 4) Visit to an ecological trail; 5) application of structured questionnaire. According to the didactic sequence applied, it was observed that the students have a good understanding of the content addressed, know the local flora and fauna and actively and carefully participated in the pedagogical actions developed. Thus, the application of the didactic sequence occurred satisfactorily, reaching the proposed objectives, being effective for the construction of practical knowledge and for the students' learning in environmental education and conservation of the caatinga.
???metadata.dc.description.resumen???: Los problemas ambientales son cada vez más intensos y notorios pasar los siglos. De esta forma, la Educación Ambiental (EA) se presenta como un herramienta para formar nuevos valores en el ser humano que orientarán sus elecciones y practicas En este contexto, la enseñanza de la EA en las escuelas se convierte en una práctica necesarios para la construcción de un sujeto con pensamiento ecológico y crítico. Considerando que EA puede utilizar varias estrategias didácticas para su enfoque, el presente trabajo propone desarrollar acciones práctico-pedagógicas sobre educación ambiental con alumnos del 9° grado de primaria de la Escuela Municipal Escuela Primaria (E.M.E.F.) Profesor Nino, ubicada en el municipio de Damião PB, con el fin de promover la conciencia de la conservación del medio ambiente y una aprendizaje significativo en la enseñanza de las ciencias. Para ello, se llevó a cabo un estudio enfoque cualitativo, con una investigación de campo, con una muestra de 20 estudiantes de una clase de 9° grado de primaria en la E.M.E.F Profesor Nino, ubicado en el municipio de Damião-PB, de abril a mayo de 2023. La construcción y ejecución de la investigación se llevó a cabo en seis etapas: 1) Presentación de la diseño y firma del TCLE y TALE; 2) Rueda de conversación 3) Clase gamificada utilizando la aplicación BioQuiz; 4) Visita a un sendero ecológico; 5) aplicación de cuestionario estructurado. De acuerdo a la secuencia didáctica aplicada, se observó que los estudiantes tengan una buena comprensión de los contenidos abordados, conozcan los flora y fauna local y participó activa y atentamente en las acciones pedagógicas desarrollado. De esta forma, la aplicación de la secuencia didáctica se dio en un satisfactoria, logrando los objetivos propuestos, siendo efectiva para construir conocimiento práctico y para el aprendizaje de los estudiantes en educación ambiental y conservación de la caatinga.
Keywords: Caatinga
Educação ambiental
Educação ambiental – escola – Damião - PB
Tanque do arroz
Environmental education
Environmental education – school – Damião - PB
Rice tank
Educación ambiental
Educación ambiental – escuela – Damião - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31159
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANO DE AZEVEDO SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfSilvano de Azevedo Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20231.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.