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dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a performance de um motor do ciclo diesel instalado no laboratório de Termogeração da UFCG, quando o mesmo é submetido a trabalhar na forma dual, utilizando os combustíveis diesel e gás natural simultaneamente, visto que esse tipo de operação pode melhorar o controle de emissões de poluentes em motores deste tipo, além de promover um ganho de eficiência. Assim, foram feitos vários experimentos onde mudava-se a taxa de substituição de diesel por gás natural e a potência do sistema, concluindo-se que houve um aumento de eficiência para taxas de substituição maiores; o nível de SO2 cai para zero em todos os testes; para operação com taxa de substituição de 80%, ocorre um aumento das emissões de NO; os percentuais de NO2 são muito pequenos, podendo serem desprezados; as menores percentagens de emissão de CO ocorreram para 80% de substituição, os níveis de CO2 crescem com o aumento da potência; as concentrações de metano (CxHy) diminuem para taxas de 60% e 80% de substituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânica.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleAnálise de desempenho de um motor de combustão interna operando de forma dual (diesel+gás natural).pt_BR
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the performance of a diesel cycle engine installed in the Thermal generation laboratory of the UFCG, when it is put to work in dual form, using diesel fuel and natural gas while, since this type of operation can improve the control of pollutant emissions in engines of this type, besides promoting a gain in efficiency. Thus, several experiments were made which changed is the rate of replacement of diesel by natural gas and power system, concluded that there was an increase in efficiency for higher replacement rates; the level of SO2 drops to zero in all tests, when the engine operates with a replacement rate of 80%, an increase of emissions of NO; the percentage of NO2 are very small and can be neglected, the lowest levels of CO are found to operate with 80% substitution, the CO2 levels increase with increasing power, the concentrations of methane CxHy to decrease rates 60% and 80% substitution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31183
dc.date.accessioned2023-08-02T18:37:20Z
dc.date.available2023-08-02
dc.date.available2023-08-02T18:37:20Z
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectMotor dualpt_BR
dc.subjectLaboratório de Termogeração da UFCGpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectGáspt_BR
dc.subjectAnálise de desempenho - motor dualpt_BR
dc.subjectInternal combustion enginept_BR
dc.subjectDual enginept_BR
dc.subjectUFCG Thermogeneration Laboratorypt_BR
dc.subjectGaspt_BR
dc.subjectPerformance analysis - dual enginept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Bruno Ferreira.
dc.creatorCOSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of acting of a internal combustion engine operating in a dual form (diesel+natural gas).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Ferreira; COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da. Análise de desempenho de um motor de combustão interna operando de forma dual (diesel+gás natural). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31183pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Engenharias e Ciências Exatas

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ANÁLISE DE DESEMPENHO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfAnálise de desempenho de um motor de combustão interna - ANAIS CIC - UFCG 2009.1.03 MBAdobe PDFView/Open


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