Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191
Title: Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB.
Other Titles: Accessibility analysis of the physical structure in two public schools in the city of São José de Espinharas — PB.
???metadata.dc.creator???: MAGALHÃES, Mateus Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Ana Aparecida Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: QUEIROZ, Lilianne.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALBUQUERQUE, Mariana Porto Viana de.
Keywords: Escolas - pessoas com deficiência;Schools - people with disabilities;Inclusão social;Social inclusion;Educação;Education;NBR 9050/2020
Issue Date: 13-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MAGALHÃES, Mateus Santos. Análise de acessibilidade da estrutura física em duas escolas municipais do município de São José de Espinharas — PB. 2023. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação possui grande importância para a construção, manutenção e avanço de uma sociedade, sendo seu acesso um direito de todas as pessoas, independentemente da: cor, gênero e condição física. Os conceitos de inclusão social e acessibilidade, atualmente, vêm sendo abordados e praticados com mais frequência, contudo ainda se observam barreiras físicas em ambientes — de lazer, trabalho, saúde, ensino — que podem dificultar o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência (PCDs). Com isso, há situações em que a realidade da estrutura física do ambiente escolar, por exemplo, impede que um aluno com deficiência visual transite sozinho sem o risco de quedas, ou que um cadeirante consiga utilizar o sanitário com autonomia, assim, privando-os de exercerem sua cidadania com dignidade. Diante disso, a presente pesquisa buscou como objetivo geral analisar as condições de acessibilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente Titico Gomes e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa a partir da ABNT/NBR 9050:2020. Dos objetivos específicos, primeiramente foi compreender sobre conceitos relacionados ao tema da inclusão social, e o segundo foi entender as deficiências físicas de acessibilidade das escolas analisadas. Foi realizada a verificação in loco das duas escolas municipais de ensino regular do município de São José de Espinharas – PB. A coleta de dados foi realizada por meio da inspeção visual, uso de checklist adaptado, medições com trena e registros fotográficos. Seguindo o checklist e a norma, foram observados nas edificações as dimensões e a disposição de elementos de acessibilidade nos acessos, áreas internas comuns, salas de aula e sanitários. Os elementos observados foram: rampas; piso tátil; corrimãos; portas; sanitários; corredores; mobiliário; sinalização. Com os dados obtidos, foi feita a análise descritiva confrontando os itens com as disposições da norma técnica quanto às dimensões e instalação. Foram constatadas rampas com largura e declividade fora do padrão exigido pela norma; ausência de piso tátil; dimensões dos sanitários sem acessibilidade e má disposição de seus componentes; precária sinalização; ausência de corrimãos e outras inconformidades com a norma. Concluiu-se que as escolas não estão preparadas para garantir acessibilidade com autonomia e conforto às pessoas portadoras de deficiência visual e cadeirantes.
Abstract: Education is of great importance for building, maintaining and advancing a society, access to which is a right of all people, regardless of: color, gender and physical condition. The concepts of social inclusion and accessibility, are currently being addressed and practiced more frequency, however physical barriers are still observed in environments — leisure, work, health, education — which can make it difficult for people to access and stay with Disabilities (PCDs). As a result, there are situations in which the reality of the physical structure of the school environment, for example, prevents a visually impaired student from transit alone without the risk of falls, or that a wheelchair user can use the with autonomy, thus depriving them of exercising their citizenship with dignity. In view of this, the present research sought as a general objective to analyze the accessibility conditions of the Municipal Elementary School (EMEF) Lieutenant Titico Gomes and the Municipal School of Infant and Elementary Education (EMEIF) Luiz Gomes de Sousa Costa from ABNT/NBR 9050:2020. of the objectives specific, first was to understand about concepts related to the subject of social inclusion, and the second was to understand the physical accessibility deficiencies of analyzed schools. An on-site verification of the two municipal schools of regular education in the city of São José de Espinharas – PB. Data collection was carried out through visual inspection, use of an adapted checklist, measurements with a measuring tape and photographic records. Following the checklist and the norm, were observed in the buildings the dimensions and arrangement of accessibility elements in the accesses, common internal areas, classrooms and restrooms. The elements observed were: ramps; tactile floor; handrails; doors; Sanitary; runners; furniture; signaling. With the data obtained, a descriptive analysis was performed, comparing the items with the provisions of the technical standard regarding dimensions and installation. were found ramps with width and slope outside the standard required by the standard; absence of tactile floor; dimensions of the toilets without accessibility and poor arrangement of their components; precarious signage; absence of handrails and other nonconformities with the norm. It was concluded that schools are not prepared to guarantee accessibility with autonomy and comfort for people with visual impairments and wheelchair users.
Keywords: Escolas - pessoas com deficiência
Schools - people with disabilities
Inclusão social
Social inclusion
Educação
Education
NBR 9050/2020
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31191
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS SANTOS MAGALHÃES - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfMateus Santos Magalhães – TCC – Engenharia Civil 2023.4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.