Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6264288624285401pt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Erich de Freitas.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4900414237321637pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Elzenir Pereira de Oliveira.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650445471765986pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jair Moisés de.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937979982636984pt_BR
dc.description.resumoNovas abordagens pedagógicas têm surgido frequentemente em virtude das novas demandas da sociedade atual. Nesse sentido, a Robótica Educacional surgiu como uma ferramenta inovadora para trabalhar os conteúdos curriculares e extracurriculares, sob um princípio dinâmico, reflexivo e colaborativo. Desse modo, nesse estudo buscou-se mapear e analisar as produções científicas que relacionam a Robótica Educacional ao ensino de Ciências, compreender a tendência nacional das publicações nesse campo de pesquisa e identificar as variáveis bibliométricas envolvidas, mediante uma análise bibliométrica abrangendo estudos gerados entre 2019 e maio de 2023. Os dados foram extraídos pelo software Publish or Perish e analisados com base nas redes bibliométricas originadas pelo VOSviewer. Os resultados obtidos evidenciaram um declínio no número de publicações processadas dentro da temática proposta e do período temporal estudado, indicando a necessidade de ampliação. Ademais, proporcionaram a identificação da relevância e das conexões entre as palavras-chave. Em relação aos autores e seus respectivos periódicos, observou-se uma configuração superficial, fragmentada e, geralmente, isolada devido à singularidade das publicações apresentadas. Por fim, com base nas lacunas supracitadas e subsídios gerados, a Robótica Educacional associada ao ensino de Ciências caracteriza-se como uma área promissora para pesquisas subsequentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA robótica educacional e o ensino de ciências: uma análise bibliométrica.pt_BR
dc.date.issued2023-07-03-
dc.description.abstractNew pedagogical approaches have emerged frequently due to the new demands of today's society. In this sense, Educational Robotics has emerged as an innovative tool to work on curricular and extracurricular content, under a dynamic, reflective and collaborative principle. Thus, this study sought to map and analyze the scientific productions that relate Educational Robotics to science teaching, understand the national trend of publications in this field of research, and identify the bibliometric variables involved, through a bibliometric analysis covering studies generated between 2019 and May 2023. The data were extracted by Publish or Perish software and analyzed based on the bibliometric networks originated by VOSviewer. The results obtained showed a decline in the number of publications processed within the proposed theme and the time period studied, indicating the need for expansion. Furthermore, they provided the identification of the relevance and connections between the keywords. In relation to the authors and their respective journals, a superficial, fragmented and generally isolated configuration was observed due to the singularity of the publications presented. Finally, based on the aforementioned gaps and the subsidies generated, Educational Robotics associated with Science teaching is characterized as a promising area for further research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31224-
dc.date.accessioned2023-08-03T17:45:32Z-
dc.date.available2023-07-03-
dc.date.available2023-08-03T17:45:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRobótica educacional.pt_BR
dc.subjectRecurso didático.pt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagem.pt_BR
dc.subjectAnálise bibliométrica.pt_BR
dc.subjectEducational robotics.pt_BR
dc.subjectDidactic resource.pt_BR
dc.subjectTeaching- apprenticeship.pt_BR
dc.subjectBibliometric analysis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBispo, Iana Cabral.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational robotics and science teaching: a bibliometric analysis.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IANA CABRAL BISPO - TCC Ciências Biológica CSTR 2023.pdfTrabalho de conclusão de curso750.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.