Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, M. E. M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Jair Moisés de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937979982636984pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4412109117021331pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053085272063251pt_BR
dc.description.resumoO amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2023-07-19-
dc.description.abstractLove and affection are extremely important in learning, as they are fundamental to children's emotional, social and cognitive development. Using the book The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry as an intellectual intermediary and consulting some philosophers who have great contribution to education, this work begins, which will be a theoretical essay in the form of an imaginary dialogue with the protagonist of the work cited, aiming to perceive the importance of love and affection in the learning process and its relationship with the message of the book addressed. Throughout the prose, it is emphasized that teachers need to be sensitive to the emotional needs of their students and that adults are generally not interested in the essential, focusing only on measurable results. It is pointed out that when a teacher establishes a relationship of trust and affection with their students, it is possible to achieve more meaningful learning and consequently, it is understood that the journey of learning is not only about acquiring knowledge, but also about cultivating emotional connections with what we learn and how we apply that knowledge in our lives, as this affective bond shapes students and contributes to knowledge about oneself and the world.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251-
dc.date.accessioned2023-08-04T14:14:02Z-
dc.date.available2023-07-19-
dc.date.available2023-08-04T14:14:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectO Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupérypt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectThe little princept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA MARQUES MENDES ALVES - TCC Ciências Biológicas CSTR 2023.pdfTrabalho de Conclusão de Curso.997.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.