Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
Title: Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
Other Titles: Learning processes and remote teaching in social isolation.
???metadata.dc.creator???: MACEDO, Sara Maria Farias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Jair Moisés de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Horiana Lucena.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.
Keywords: Ensino remoto e COVID-19;Educação;Saúde mental;Remote learning;Covid-19;Education;Mental health;Isolamento social e aprendizagem
Issue Date: 19-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas.
Abstract: The pandemic arising from Covid-19 brought about a series of changes for society asa whole, establishing a necessary system to prevent the spread of the virus, social isolation, however, this modality triggered a series of consequences and damage, notonly physical, but mental. The aim of this study is to present the effects and impacts of social isolation in remote teaching on the learning process, emphasizing the anxiety developed by students. The method applied to carry out this study is a literature reviewin which the author, through readings in articles and other journals taken from the Scielo, CAPES and BVS databases, with the application of descriptors, presented herperception and theoretical basis discussed. The results agree with the understandingof the impacts caused by social isolation in relation to academic life. The need for a more detailed study was concluded, due to the negative effects and biases, seeking alternatives to prevent and mitigate the impacts caused to the mental health of this group of people.
Keywords: Ensino remoto e COVID-19
Educação
Saúde mental
Remote learning
Covid-19
Education
Mental health
Isolamento social e aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA MARIA FARIAS DE MACEDO - TCC LIC. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CSTR 2023.pdfTrabalho de Conclusão de Curso.608.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.