Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057310388879974pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. H. Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5211310903653654pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Arilson Silva de.-
dc.contributor.referee2CORDEIRO, Ana Paula.-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi implementar e desenvolver uma intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia no ensino médio. Pensando o educando como um sujeito autônomo, e na propensão de possibilitar reflexões sobre seu cotidiano, visando indicar transformações em suas realidades ou minimizar opressões, utilizou-se a proposta do Teatro do Oprimido (TO) elaborado por Augusto Boal (1931-2009) como propensa ferramenta pedagógica. A partir da intervenção pedagógica realizada na Escola Estadual Jardim das Flores no município de Matupá -MT, busquei perceber de quais maneiras o método do TO corrobora no processo educativo dos conteúdos da disciplina de Sociologia, tais como: Ideologias, Desigualdades Sociais, Racismo, Gêneros, Sexualidades, entre outros. Por outro lado, propus aos educandos: um exercício de reflexão acerca de seus cotidianos, ao desdobramento de sua autonomia e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o uso do TO, por meio de sua metodologia promove práticas educativas que podem estimular a compreensão dos diferentes fenômenos sociais, sendo possível o estranhamento e a desnaturalização destes a partir do pensamento crítico diante das realidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas.pt_BR
dc.titleJardim das flores encena: o teatro do oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de sociologia.pt_BR
dc.date.issued2023-04-20-
dc.description.abstractThis work is the result of a research whose objective was to implement and develop a pedagogical intervention in Sociology classes in high school. Thinking of the student as an autonomous subject, and in the tendency to enable reflections on their daily life, aiming to indicate transformations in their realities or to minimize oppression, the proposal of the Theater of the Oppressed (TO) elaborated by Augusto Boal (1931-2009) was used as prone pedagogical tool. From the pedagogical intervention carried out at Escola Estadual Jardim das Flores in the municipality of Matupá -MT, I tried to understand in what ways the TO method corroborates in the educational process of the contents of the discipline of Sociology, such as: Ideologies, Social Inequalities, Racism, Genders , Sexualities, among others. On the other hand, I proposed to the students: an exercise of reflection about their daily lives, the unfolding of their autonomy and the development of critical thinking. In this sense, the use of TO, through its methodology, promotes educational practices that can stimulate the understanding of different social phenomena, making it possible to estrange and denaturalize them based on critical thinking in the face of realities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31256-
dc.date.accessioned2023-08-04T16:07:59Z-
dc.date.available2023-08-04-
dc.date.available2023-08-04T16:07:59Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectOprimidopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectOverwhelmedpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Josemário da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeJardim das flores stages: the theater of the oppressed as a pedagogical tool in teaching sociology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Josemário da Silva. Jardim das flores encena: o Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica no ensino de Sociologia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEMÁRIO DA SILVA SOUSA - DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2023.pdf961.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.