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Title: Essa luta tá no meu sangue, como um casamento: um estudo sobre as mulheres da comunidade quilombola Lagoa Rasa em Catolé do Rocha – PB.
Other Titles: This struggle is in my blood, like a marriage: a study on women from the Lagoa Rasa quilombola community in Catolé do Rocha – PB.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Vivianne de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Mércia Rejane Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, José Gabriel Silveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Elisabeth Christina Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee3???: GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee4???: MIRANDA, Roberto de Sousa.
Keywords: Mulheres quilombolas;Luta por direitos;Gênero;Raça;Classe;Quilombola women;Struggle;Gender;Race;Class;Comunidade quilombola Lagoa Rasa em Catolé do Rocha – PB;Catolé do Rocha – PB - Comunidade Quilombola Lagoa Rasa
Issue Date: 24-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Viviane de. Essa luta tá no meu sangue, como um casamento: um estudo sobre as mulheres da comunidade quilombola Lagoa Rasa em Catolé do Rocha – PB. 2023. 250 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem o propósito de analisar o processo de formação dos Quilombos do Sertão, considerando as trajetórias das lideranças mulheres da Comunidade Quilombola de Lagoa Rasa, situada em Catolé do Rocha/Paraíba. São destacados momentos, percursos e trajetórias políticas, sociais e culturais, que implicou em discutir as relações de gênero, raça e classe, fundamentadas pela via da interseccionalidade. Desse modo, aciono através da minha trajetória o feminismo negro, que permite refletir sobre essas relações no contexto quilombola em questão. Considero que este campo de pesquisa está dimensionado pelas dinâmicas que amalgamam os territórios de resistência em meio a contextos de subordinação e imposições, sendo reproduzido historicamente por uma sequência de violências e negação de direitos. Busco, por meio das intelectuais negras brasileiras e estrangeiras, debater sobre as vivências e resistências das mulheres quilombolas do sertão da Paraíba, que por sua vez, reivindicam o território e o acesso às políticas públicas e têm se reinventado nesses contextos, ocupando múltiplos espaços sociais, dentre as quais destaco Anzaldúa (2000), Porto (2011), Nascimento (2018), Almeida (2022), Gonzalez (1988), Bento (2002), Akotirene (2020), Davis (2018), hooks (2019), Adichie (2015), Collins (2019), Kilomba (2019) e Crenshaw (2002). Nesta tese levanto os seguintes questionamentos: como as mulheres quilombolas se mantém nessa terra e como sua presença vem sendo marcada por transformações na comunidade de Lagoa Rasa? De que forma as categorias de gênero, raça e classe são acionadas? Como estas lideranças são formadas e como desenvolvem sua liderança em seu território? Para a resolução de tais questões tracei caminhos metodológicos considerando levantamento bibliográfico e documental atinentes ao tema de pesquisa, entrevistas com as mulheres quilombolas de Lagoa Rasa, conversas informais e acompanhamento de postagens em perfil da comunidade nas redes sociais/internet. A tese sustenta o argumento que as mulheres quilombolas lideranças de Lagoa Rasa são determinantes para a resistência dos quilombos sertanejos, tendo em vista sua organização, mobilização, dinâmica e reivindicação da agenda política desse grupo étnico. Utilizo como evidências de liderança e protagonismo dessas mulheres, as entrevistas, as postagens na internet, as produções e referências bibliográficas e por fim a relação de vivência e convivência constituída no espaço de tecer caminhos, imagens, símbolos, localizações e demais expressões que elaboram a luta dessas mulheres quilombolas de Lagoa Rasa, cujas trajetórias incessantes de resistência são fundamentais para o fortalecimento, dinamismo e permanência política da comunidade.
Abstract: This research aims to analyze the process of formation of Quilombos do Sertão, considering the trajectories of women leaders of the Quilombola Community of Lagoa Rasa, located in Catolé do Rocha/Paraíba. Moments, paths and political, social and cultural trajectories are highlighted, which implied discussing gender, race and class relations, based on intersectionality. In this way, I act on my trajectory, black feminism, which has reflected on these relationships in the quilombola context in question. I believe that this field of research is dimensioned by the dynamics that amalgamate territories of resistance in contexts of subordination and impositions, being historically reproduced by a sequence of violence and denial of rights. I seek, through Brazilian and foreign black intellectuals, to discuss the experiences and resistance of quilombola women in the backlands of Paraíba, who, in turn, claim the territory and access to public policies and have reinvented themselves in these contexts, occupying multiple social spaces , among which I highlight Anzaldúa (2000), Porto (2011), Nascimento (2018), Almeida (2022), Gonzalez (1988), Bento (2002), Akotirene (2020), Davis (2018), hooks (2019), Adichie (2015), Collins (2019), Kilomba (2019) and Crenshaw (2002). In this thesis, I raise the following questions: how do quilombola women maintain themselves in this land and how has their presence been marked by transformations in the Lagoa Rasa community? How are the categories of gender, race and class triggered? How are these leaders formed and how do they develop their leadership in their territory? For the resolution of such questions, I outlined methodological paths considering bibliographical and documental survey related to the research theme, interviews with the quilombola women of Lagoa Rasa, informal conversations and follow-up of posts in the community's profile on social networks/internet. The thesis supports the argument that the quilombola women leaders of Lagoa Rasa are decisive for the resistance of the sertanejo quilombos, in view of their organization, mobilization, dynamics and claim of the political agenda of this ethnic group. I use as evidence of leadership and protagonism of these women, interviews, posts on the internet, productions and bibliographical references and finally the relationship of experience and coexistence constituted in the space of weaving paths, images, symbols, locations and other expressions that elaborate the struggle of these quilombola women from Lagoa Rasa, whose incessant trajectories of resistance are fundamental for the strengthening, dynamism and political permanence of the community.
Keywords: Mulheres quilombolas
Luta por direitos
Gênero
Raça
Classe
Quilombola women
Struggle
Gender
Race
Class
Comunidade quilombola Lagoa Rasa em Catolé do Rocha – PB
Catolé do Rocha – PB - Comunidade Quilombola Lagoa Rasa
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas.
Ciências Sociais Aplicadas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31289
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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