Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31297
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo criar um banco de dados de reações de halogenação e hidrohalogenação para a elaboração de material didático que auxilie no ensino de importantes conceitos em Química. Utilizouse o GaussView 3.0 e o Gaussian 03 como programas de modelagem molecular e visualização estrutural. Os dados foram obtidos pelo método DFT, com o funcional B3LYP e o conjunto de base 6-31+G*, para as reações de halogenação, e com conjunto de base 3-21+G*, para as reações de hidrohalogenação, com o objetivo de descrever sistemas carregados, bem como a quebra e a formação de ligações no estado gasoso e em fase líquida. As geometrias otimizadas são consistentes com o mecanismo iônico (de duas etapas). Os resultados qualitativos não são consistentes com as previsões teóricas em todos os casos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleUtilização da química computacional para o ensino de reações químicas: reações de halogenação e hidrohalogenação.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThe aim of this work is to create a database of halogenation and hydrohalogenation reactions for the development of educational materials that help in teaching important concepts in chemistry. GaussView 3.0 and Gaussian 03 programs were used for molecular modeling and visualization. DFT calculations with B3LYP functional and 6-31+G* basis set, for halogenation reactions, and 3-21+G* basis set, for hydrohalogenation reactions, were performed in order to describe charged systems, as well as breaking and formation of chemical bonds in gas and liquid phases. The optimized geometries are consistent with the ionic mechanism (two steps). The qualitative results are not consistent with the theoretical predictions in all cases.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31297-
dc.date.accessioned2023-08-07T16:17:53Z-
dc.date.available2023-08-07-
dc.date.available2023-08-07T16:17:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectQuímica computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectReações químicas - ensinopt_BR
dc.subjectMecanismo de reaçãopt_BR
dc.subjectHalogenação - banco de dadospt_BR
dc.subjectHidrohalogenação - banco de dadospt_BR
dc.subjectSoftware Gauss View 3.0pt_BR
dc.subjectSoftware Gaussian 03pt_BR
dc.subjectModelagem molecularpt_BR
dc.subjectMétodo DFTpt_BR
dc.subjectTeoria do funcional da densidadept_BR
dc.subjectDensity functional theorypt_BR
dc.subjectComputational chemistrypt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectChemical reactions - teachingpt_BR
dc.subjectReaction mechanismpt_BR
dc.subjectHalogenation - databasept_BR
dc.subjectHydrohalogenation - databasept_BR
dc.subjectMolecular modelingpt_BR
dc.subjectDFT methodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORDEIRO, Diego Oliveira.-
dc.creatorSANTANA, Otávio Luís de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of computational chemistry for teaching chemical reactions: halogenation and hydrohalogenation reactions.pt_BR
dc.identifier.citationCORDEIRO, Diego Oliveira; SANTANA, Otávio Luís de. Utilização da química computacional para o ensino de reações químicas: reações de halogenação e hidrohalogenação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31297pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Engenharias e Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UTILIZAÇÃO DA QUÍMICA COMPUTACIONAL - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfUtilização da química computacional para o ensino de reações químicas: reações de halogenação e hidrohalogenação. - Anais CIC UFCG 2009630.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.