Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4) escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleSingularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis project, still in phase initial, derive of dwilling that are in such realized in four (04) school of the field from cuité, on Curimataú paraibano. We comprehend that the mechanisms of exclusion and interdiction socioeconomics and educations are intenses, over all, in that region. Although, we affirmations that the fellows from that schools bred and bred news conceptions and practices that confront that reality adverse. The democracy, of the sense, been not strictly debtor of an institutionally, many times urbanocentric, therefor the exercise of resistance been “potent” for to found news realities educations. So, we live of the research the actions, still beginners of actors teachers and fathers, that can to be signifing the processes pedagogycs and of administration of the schools situated in the context rural on the city.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309-
dc.date.accessioned2023-08-07T18:18:14Z-
dc.date.available2023-08-07-
dc.date.available2023-08-07T18:18:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCuité - PB - escolas do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectCuité - PB - countryside schoolspt_BR
dc.subjectÉducation à la campagnept_BR
dc.subjectÉcoles de campagnept_BR
dc.subjectCuité - PB - écoles de campagnept_BR
dc.subjectEducación ruralpt_BR
dc.subjectEscuelas del campopt_BR
dc.subjectCuité - PB - escuelas del campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rondinelli de Oliveira.-
dc.creatorMARTINS, André Antunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSingularities of the proucesses pegagogycs in the Education of the Field: strategics of teaching-apprentice and participation politic-deliberative.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Engenharias e Ciências Agrárias e da Vida

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SINGULARIDADES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfSingularidades dos processos pedagógicos na educação - ANAIS CIC-UFCG 2009546.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.