Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309
Title: | Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
Other Titles: | Singularities of the proucesses pegagogycs in the Education of the Field: strategics of teaching-apprentice and participation politic-deliberative. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Rondinelli de Oliveira. MARTINS, André Antunes. |
Keywords: | Educação do campo;Escolas do campo;Cuité - PB - escolas do campo;Countryside education;Country schools;Cuité - PB - countryside schools;Éducation à la campagne;Écoles de campagne;Cuité - PB - écoles de campagne;Educación rural;Escuelas del campo;Cuité - PB - escuelas del campo |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4) escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural da cidade. |
Abstract: | This project, still in phase initial, derive of dwilling that are in such realized in four (04) school of the field from cuité, on Curimataú paraibano. We comprehend that the mechanisms of exclusion and interdiction socioeconomics and educations are intenses, over all, in that region. Although, we affirmations that the fellows from that schools bred and bred news conceptions and practices that confront that reality adverse. The democracy, of the sense, been not strictly debtor of an institutionally, many times urbanocentric, therefor the exercise of resistance been “potent” for to found news realities educations. So, we live of the research the actions, still beginners of actors teachers and fathers, that can to be signifing the processes pedagogycs and of administration of the schools situated in the context rural on the city. |
Keywords: | Educação do campo Escolas do campo Cuité - PB - escolas do campo Countryside education Country schools Cuité - PB - countryside schools Éducation à la campagne Écoles de campagne Cuité - PB - écoles de campagne Educación rural Escuelas del campo Cuité - PB - escuelas del campo |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
Appears in Collections: | VI CIC. UFCG - Artigos - Engenharias e Ciências Agrárias e da Vida |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SINGULARIDADES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdf | Singularidades dos processos pedagógicos na educação - ANAIS CIC-UFCG 2009 | 546.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.