Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.ID08755496407pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Suenny Fonsêca de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Suenny Fonsêca de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8823166970900982pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Valquíria Nogueira do-
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/6832534027323796pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Alan Santana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627163801179838pt_BR
dc.description.resumoA Tenda do Conto é uma Prática Integrativa e Complementar bastante utilizada nos serviços de saúde pública. É caracterizada como tecnologia leve, que possibilita, através de uma escuta acolhedora, o fortalecimento do vínculo entre os usuários e profissionais dos serviços. Trabalhando na perspectiva do cuidado coletivo, reconhece o protagonismo dos sujeitos, valoriza saberes ali existentes e traz aspectos históricos e sociais para o processo de promoção em saúde. Por ser considerada um recurso terapêutico quando facilitada por diferentes profissionais, o referido trabalho tem por objeto aproximar a Tenda do Conto ao núcleo de saber técnico-científico do psicólogo. Hipotetiza-se que a Tenda do Conto pode ser considerada mais que tecnologia leve extrapolando a ideia de acolhimento. Uma das principais dificuldades durante o processo de escrita do referido trabalho foi justamente a ausência de literatura que fizesse referência direta ao tema central. Partindo dessa inquietação, realizou-se uma revisão de literatura onde foi possível comprovar a inexistência de produções teóricas que estabelecessem uma relação entre o núcleo de saber da Psicologia com a Tenda do Conto. Sugere-se que a Tenda do Conto facilitada por psicólogos pode ser compreendida enquanto tecnologia leve-dura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpq7.07.10.02-3 Programas de Atendimento Comunitáriopt_BR
dc.titleTENDA DO CONTO: UMA LEITURA SOB A LUZ DO NÚCLEO DE SABER DA PSICOLOGIApt_BR
dc.date.issued2022-08-27-
dc.description.abstractThe Tale Tent is an Integrative and Complementary Practice widely used in public health services. It is characterized as light technology, which enables, through welcoming listening, the strengthening of the bond between service users and professionals. Working from the perspective of collective care, it recognizes the protagonism of the subjects, values existing knowledge and brings historical and social aspects to the health promotion process. As it is considered a therapeutic resource when facilitated by different professionals, the purpose of this work is to bring the Tale Tent closer to the core of the psychologist's technical-scientific knowledge. It is hypothesized that Tenda do Conto can be considered more than light technology, extrapolating the idea of welcoming. One of the main difficulties during the writing process of the aforementioned work was precisely the lack of literature that made direct reference to the central theme. Based on this concern, a literature review was carried out where it was possible to prove the lack of theoretical productions that established a relationship between the core of knowledge of Psychology and the Tale Tent. It is suggested that the Tale Tent facilitated by psychologists can be understood as a light-hard technology.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31310-
dc.date.accessioned2023-08-07T19:25:06Z-
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2023-08-07T19:25:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia; Tenda do Conto; Tecnologia leve-dura; Psychology; Tale Tent; Soft-hard Technology;pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, ANA LETÍCIA HOLANDA-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.referencesAccioly, C., Eliane, I., Albuquerque, N., & Silva, N. (n.d.). A Tenda do Conto: Uma prática dialógica com acompanhantes da enfermaria pediátrica de um hospital geral de referência no Nordeste do Brasil The Tent of the Story: A dialogical practice with escorts from the pediatric ward of a reference general hospital in the Northeast of Brazil. Retirado de: https://tcc.fps.edu.br/bitstream/fpsrepo/844/1/A%20Tenda%20do%20Conto%20- %20Artigo%20Final.pdf ARANTES, E. M. M. (2012) Escutar. In: FONSECA, Tânia M. G.; NASCIMENTO, Ma Lívia do; MARASCHINI, Cleci (orgs.) Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 91-94 Bedrikow, R., & de Sousa Campos, G. W. (2011). Clínica: a arte de equilibrar a doença e o sujeito. Revista Da Associação Médica Brasileira, 57(6), 610–613. https://doi.org/10.1590/s0104-42302011000600003 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS : atitude de ampliação de acesso / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015 Brasil. Ministério da Saúde (2007). Caderno de educação popular e saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 160 p. : il. color. - (Série B. Textos Básicos de Saúde) Brasil. Ministério da Saúde. (2013). Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013 Benjamim A. A entrevista de ajuda. São Paulo: Martins. Fontes; 1983 Campos, G.W.S. (2002). A Clínica do Sujeito: por uma clínica ampliada e reformulada. Saúde Paidéia. São Paulo, Editora Hucitec. Castanho, P. (2012) Uma introdução aos grupos operativos: teoria e técnica. Vínculo Revista do NESME, v. 9, n. 1, 2012. Cavalcante, G. S., Canuto, P. J., Silva, P. M. C. S., Brito, T., S., Souza, V., J., L., & Jordão, A. J. J. M. L. (2021). DESCONSTRUINDO PARA CONSTRUIR: um relato sobre as potencialidades em práticas de saúde. In PET – GraduaSUS Potencializando a integração, 93 – 100. Ed. Ideia. Ceccim, R. B. (2018). Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 22(suppl 2), 1739–1749. https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477 Coelho, M. O., & Jorge, M. S. B. (2009). Tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciência & Saúde Coletiva, 14, 1523–1531. https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000800026 Dourado, A. M., Quirino, C. A., Lima, M. B. de A., & Melo, S. M. V. de. (2016). Experiências de estudantes de psicologia em oficinas de desenvolvimento da escuta. Revista Da Abordagem Gestáltica, 22(2), 209–218. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 68672016000200013 FREIRE, P., NOGUEIRA, A. (1993). Que fazer: Teoria de prática em educação popular. 4o Edição – Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. Gadelha, M. J. A. (2007). Beirando a vida, driblando problemas: estratégias de bem viver. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Retirado de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14653 Gadelha, M. J. A. (2015). Artes de viver: a tenda do conto: recordações, dores e sensibilidade no cuidado em saúde. 2015. 216f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Retirado de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20571 Gadelha, M. J. A., & Freitas, M. L. (2010). A arte e a cultura na produção de saúde: a história da tenda do conto. Revista Brasileira de Saúde da Família, (2), 53-58. Retirado de: http://eps.otics.org/material/entrada-outras-ofertas/artigos/tenda-do-conto-artigo Góis, C. W. de L. (2005). Psicologia comunitária: atividade e consciência. In repositorio.ufc.br. Editora Instituto Paulo Freire do Ceará. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42537 Gregório, A. P. A., Kirby, E. E. F., Jung, I. E. F. de S., & Gouvêa, M. V. (2020). Tenda do conto como ativadora de relações interpessoais na atenção básica. Research, Society and Development, 9(7), 163973959. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3959 Lane, S., M., T., (1996). Histórico e fundamentos da psicologia comunitária no Brasil. In Psicologia Social Comunitária: Da sociedade à autonomia / Regina Helena Freitas Campos (org), p. 15 – 28. 17 ed, - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. Lei nº 10.933, de 17 de junho de 2021. Dispõe sobre a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no âmbito da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio Grande do Norte. Retirado de: (http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20210 618&id_doc=727178) Lopes, L. M. V., Garcia, T. F. M., & Macedo, H. T. S. (2019). O uso da “Tenda do Conto” como estratégia de educação popular para o cuidado à saúde da pessoa idosa na atenção básica. Saúde Em Redes, 5(3), 255–263. https://doi.org/10.18310/2446- 4813.2019v5n3p255-263 Lucas, R. C. C. (2017). Memórias em cor, voz e retalhos: tenda do conto e arteterapia como possibilidade de atuação da psicologia em um centro de convivência do idoso. Orientador: Suenny Fonsêca de Oliveira. 2017. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Retirado de: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/15121 Macêdo, S., Souza, G. W. de, & Lima, M. B. A. (2018). Oficina de desenvolvimento da escuta: prática clínica na formação em psicologia. Revista Da Abordagem Gestáltica, 24(2), 123–133. https://doi.org/10.18065/RAG.2018v24n2.1 Macêdo, S., Nunes, A. L. P., & Duarte, M. V. G. (2021). Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano. Psicologia: Ciência E Profissão, 41. https://doi.org/10.1590/1982-3703003219706 Mesquita, A. C., & Carvalho, E. C. de. (2014). A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa. Revista Da Escola de Enfermagem Da USP, 48(6), 1127–1136. https://doi.org/10.1590/s0080-623420140000700022 Merhy, E. L. (1998). A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde – uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. 1998. In: Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte – Reescrevendo o Público; Ed. Xamã; São Paulo, 1998. Minayo, M. C. S. (2006). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec. Moraes de Sabino, L. M., Magalhães Brasil, D. R., Caetano, J. Á., Lavinas Santos, M. C., & Santos Alves, M. D. (2016). Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Aquichan, 16(2), 230–239. https://doi.org/10.5294/aqui.2016.16.2.10 Moraes, M. M., Silva, F., M., M., Cabral, D., G., & Gonçalves, C., C., S., A. (2021). METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA TRABALHAR A SÁUDE MENTAL E CONSUMO DE FROGAS NA ATEBÇÃO PRIMÁRIA: Potencialidades e desafio na interação entre a universidade, serviços e comunidades. In PET – GraduaSUS Potencializando a integração, 93 – 100. Ed. Ideia. Moreira, J. de O., Romagnoli, R. C., & Neves, E. de O. (2007). O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. Psicologia: Ciência E Profissão, 27(4), 608–621. https://doi.org Pereira, L. de F. F., Caldas, M. T., & Francisco, A. L. (2007). Da experiência da fala de sujeitos usuários na clínica psicológica às suas possíveis repercussões. Psicologia: Ciência E Profissão, 27, 476–495. https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000300009 Pires, S. V. P., Oliveira, J. O. D., Brandão, G. C. G., & Jordão, A. J. J. M. L. (2021). METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: um passeio pelas vivências e sua reflexão para uma formação diferenciada. In PET – GraduaSUS Potencializando a integração, p. 93 – 100. Ed. Ideia. Portaria nº 274/GS, de 27 de junho de 2011. Aprova a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no Sistema Único de Saúde do RN. Rio Grande do Norte: Secretaria de Estado da Saúde Pública Retirado de: https://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/portaria_no_274gs_-sesap_- _pepic_doe_28_de_junho_20111.pdf Magalhães, R. S. R. (2022). Psicologia e PICS: uma revisão integrativa da literatura. Orientador: Suenny Fonsêca de Oliveira. 2022. TCC (Graduação) – Curso de Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba Moré, C.L.O.O. Ribeiro, C. Trabalhando com Grupos na Estratégia Saúde da Família [Recurso eletrônico]. In: Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância. Universidade Federal de Santa Catarina / Centro de Ciências da Saúde: Florianópolis, 2010. Pereira, Lucyanna de Farias Fagundes, Caldas, Marcus Túlio, & Francisco, Ana Lúcia. (2007). Da experiência da fala de sujeitos usuários na clínica psicológica às suas possíveis repercussões. Psicologia: ciência e profissão, 27(3), 476-495. Recuperado em 26 de agosto de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98932007000300009&lng=pt&tlng=pt. Queiroz, L. T. V. (2019). A tenda do conto como prática de humanização com mães acompanhantes de crianças cardiopatas: relato de experiência realizado em um hospital no estado do Pará. Enfermagem Brasil, 18(3), 467. https://doi.org/10.33233/eb.v18i3.2930 /10.1590/S1414- 98932007000400004 Sabino, L. M. M. de, Brasil, D. R. M., Caetano, J. Á., Santos, M. C. L. S., & Alves, M. D. S. (2016). Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem : análise de conceito. Repositorio.ufc.br. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23152 Santos, M. M. dos, Nétto, O. B. de S., Pedrosa, J. I. dos S., & Vilarinho, L. da S. (2015). PET- Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19(suppl 1), 893–901. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1345 Santos A. L, Rigotto R. M. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab Educ Saúde.; v. 8, n. 3, p.387-406, 2010/2011. Soares, R. N. F., Araújo, V. S., & ROCHA, B. N. G. D. A. (2020). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA TENDA DO CONTO: ENCONTRO DE NARRATIVAS SINGULARES. Envelhecimento Baseado Em Evidências: Tendências E Inovações. https://doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.076 Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. einstein, São Paulo, 8(1), 102-106. Vladimir, A., Maria, F.-S., Nogueira, V., Marcia, N., Rodolfo De Albuquerque, M., Do, M., Gomes Da Cunha, S., & Abrantes Gadelha, M. (n.d.). A Tenda do Conto como prática integrativa de cuidado na atenção básica “Seu Dotô me dê licença pra minha história contá” (Patativa do Assaré). Retrieved April 11, 2022, from https://www.fsp.usp.br/lcsoabcpaulista/wp-content/uploads/2021/08/1108-1-1.pdf Tecnicas de Acolhimento e Escuta: Parte I. (n.d.). Www.youtube.com. Retrieved August 26, 2022, from https://www.youtube.com/watch?v=SzOAOVnF3O4&t=954spt_BR
dc.identifier.citationCavalcanti , A. L. H., & Oliveira, S. F. de. (2022). Tenda do conto: uma leitura sob a luz do núcleo de saber da psicologia (p. 26) [Review of Tenda do conto: uma leitura sob a luz do núcleo de saber da psicologia]. UFCG .pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA_LETICIA_TCC_FINALIZADO_1.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo270.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.