Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31311
Title: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SOFRIMENTO NA UNIVERSIDADE: NÃO ERA DEPRESSÃO, ERA INJUSTIÇA SOCIAL
???metadata.dc.creator???: SANTOS, ANA ROSA MARIA FELIX DE SOUZA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Neves, Tiago Iwasawa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Neves, Tiago Iwasawa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Maristela de Melo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nascimento, Elvia Lane Araújo do.
Keywords: sofrimento na universidade; neoliberalismo e sofrimento; violências do capital; política;;suffering in the university; suffering; neoliberalism and suffering; violences of the capital; politics
Issue Date: 10-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ana Rosa Maria Felix de Souza. Considerações sobre o sofrimento na universidade: não era depressão, era injustiça social. 2020. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Psicologia, Unidade Acadêmica de Psicologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A universidade e suas vivências podem tornar-se um gerador de sofrimento. É possível observar dentro da instituição a existência desse sofrimento que se manifesta através de sintomas como de diversas formas como o absenteísmo, depressão, dependência química, melancolia, fobias, isolamento inibições, angústias, distúrbios de caráter, compulsões à repetição ou outro sintoma criado de acordo com a nossa singularidade. O problema do sofrimento na universidade é ocultado pela lógica imediatista da sociedade capitalista neoliberal. Apesar disso, a discussão sobre saúde mental ganhou espaço e permitiu a existência de pesquisas, elencadas neste trabalho, que apontam a sua incidência. No presente trabalho, nos propomos a investigar a constituição desse problema para entender de que forma isso ressoa nas formas de sofrimento. Por isso, iremos nos aprofundar nas questões históricas e políticas do fenômeno. Partindo da ideia de que o problema na saúde mental, em si, advém da dialética entre indivíduo-sociedade. Desta forma percebendo que a universidade brasileira é assentada em bases coloniais e neoliberais que apenas se atualizam cotidianamente e que destas bases advém grande parte dos sintomas que, mesmo quando individuais, representam um coletivo. É através do controle e da coerção que o Estado intervém nos corpos de acordo com sua principal necessidade que é manter o status quo de dominação pelo capital. Percebendo de que formas o estado neoliberal interfere na nossa forma de sofrimento e como a desigualdade social interfere no processo de adoecimento dentro da universidade. Fatos que nos apontam a necessidade de fomentar a dimensão crítica em nossa formação.
Abstract: The university and its experiences can become a source of suffering. It is possible to observe within the institution the existence of this suffering that manifests itself through symptoms such as absenteeism, depression, chemical dependency, melancholy, phobias, isolation, inhibitions, anguish, character disorders, repetition compulsions, or any other symptom created accordingly to our singularity. The problem of suffering in the university is hidden by the immediate logic of the neoliberal capitalist society. Thereby, the discussion about mental health has gained space and allowed the existence of researches, listed in this paper, which point to its incidence. In the present work, we propose to investigate the constitution of this problem in order to understand how it resonates in forms of suffering. Therefore, we will delve into the historical and political issues of the phenomenon. Starting from the idea that the problem in mental health, in itself, comes from the dialectic between individual-society. In this way, we realize that the Brazilian university is based on colonial and neoliberal bases that are only updated on a daily basis, and from these bases come most of the symptoms that, even when individuals, represent a collective. It is through control and coercion that the State intervenes in the bodies according to its main need, which is to maintain the status quo of domination by the capital. Facts that point us to the need to foster the critical dimension in our education.
Keywords: sofrimento na universidade; neoliberalismo e sofrimento; violências do capital; política;
suffering in the university; suffering; neoliberalism and suffering; violences of the capital; politics
???metadata.dc.subject.cnpq???: A universidade e suas vivências podem tornar-se um gerador de sofrimento. É possível observar dentro da instituição a existência desse sofrimento que se manifesta através de sintomas como de diversas formas como o absenteísmo, depressão, dependência química, melancolia, fobias, isolamento inibições, angústias, distúrbios de caráter, compulsões à repetição ou outro sintoma criado de acordo com a nossa singularidade. O problema do sofrimento na universidade é ocultado pela lógica imediatista da sociedade capitalista neoliberal. Apesar disso, a discussão sobre saúde mental ganhou espaço e permitiu a existência de pesquisas, elencadas neste trabalho, que apontam a sua incidência. No presente trabalho, nos propomos a investigar a constituição desse problema para entender de que forma isso ressoa nas formas de sofrimento. Por isso, iremos nos aprofundar nas questões históricas e políticas do fenômeno. Partindo da ideia de que o problema na saúde mental, em si, advém da dialética entre indivíduo-sociedade. Desta forma percebendo que a universidade brasileira é assentada em bases coloniais e neoliberais que apenas se atualizam cotidianamente e que destas bases advém grande parte dos sintomas que, mesmo quando individuais, representam um coletivo. É através do controle e da coerção que o Estado intervém nos corpos de acordo com sua principal necessidade que é manter o status quo de dominação pelo capital. Percebendo de que formas o estado neoliberal interfere na nossa forma de sofrimento e como a desigualdade social interfere no processo de adoecimento dentro da universidade. Fatos que nos apontam a necessidade de fomentar a dimensão crítica em nossa formação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31311
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized_1.pdf316.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.