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dc.creator.ID705.184.414-82pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0669385394116849pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Kleane Maria da Fonseca Azevedo-
dc.contributor.referee1Araújo, Kleane Maria da Fonseca Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4886223445226938pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Gisetti Corina Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592017135371757pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Suenny Fonseca de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8823166970900982pt_BR
dc.description.resumoA Educação Interprofissional configura-se como estratégia capaz de qualificar a formação em saúde, uma vez que contribui para a formação em prol do trabalho colaborativo entre os profissionais de saúde. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo relatar as ações interprofissionais desenvolvidas na formação em saúde no interstício do Pet-Saúde Interprofissionalidades. Estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência das ações desenvolvidas no Pet-Saúde interprofissionalidade no período de março de 2019 a março de 2021. Para efetivação das ações utilizou-se estratégias de formação e práticas no território com a integração de discentes e docentes dos cursos de psicologia, enfermagem e medicina. Todo processo foi registrado em diário de campo, relatório, fotografias; instrumentos utilizados para o relato. Para o desenvolvimento das ações utilizou-se a articulação ensino-serviço-comunidade, que estão descritos em dois eixos temáticos; Iniciando aproximações com a interprofissionalidade e Reinventando ações interprofissionais no contexto pandêmico. Conclui-se que educação interprofissional é uma estratégia inovadora para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, uma vez que contribui para uma formação do trabalho colaborativo entre os profissionais, fato que qualifica a atenção à saúde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleVIVÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.date.issued2022-03-30-
dc.description.abstractInterprofessional Education is a strategy capable of qualifying health training, as it contributes to training in favor of collaborative work among health professionals. In this sense, this work aims to report the interprofessional actions developed in health education in the interstice of Pet-Saúde Interprofessionalidades. Qualitative, descriptive study, type of experience report of the actions developed in Pet-Saúde interprofessionality in the period from March 2019 to March 2021. To carry out the actions, training strategies and practices were used in the territory with the integration of students and teachers of the courses in psychology, nursing and medicine. The entire process was recorded in a field diary, report, photographs; instruments used for reporting. For the development of actions, the teaching-service-community articulation was used, which are described in two thematic axes; Initiating approximations with interprofessionality and Reinventing interprofessional actions in the pandemic context. It is concluded that interprofessional education is an innovative strategy for strengthening the Unified Health System, since it contributes to the formation of collaborative work among professionals, a fact that qualifies health care.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31312-
dc.date.accessioned2023-08-07T19:43:04Z-
dc.date.available2022-04-12-
dc.date.available2023-08-07T19:43:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Interprofissional, Educação Superior, Profissionais de Saúde, Interprofessional Education, Higher Education, Health Professionalspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFernandes, Thais Nascimento-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, T. A. M. et al. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. João Pessoa, v. 62, n. 21, p. 601-613, set. 2017. ARAÚJO, D. B. M. et al. Caracterização do Território de uma Unidade Básica de Saúde da Família do Interior da Paraíba. In: PEREIRA, F. O.; SANTOS, G. M. (org). Práticas colaborativas e experiências interprofissionais na formação e no trabalho em saúde. Natal, RN: Insecta Editora, 2021. E-book. 333p. P&B. ISBN: 978-65-00-18156-2. ALMEIDA, R. G. S.; TESTON, E. F.; MEDEIROS, A. A. A interface entre o PETSaúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde em Debate, v. 43, p. 97-105, ago. 2019. AVASUS. Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. BRASIL. Ministério da Saúde. 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dc.identifier.citationFERNANDES, Thais Nascimento. Vivências interprofissionais na formação em saúde: relato de experiência. 2022. 19 f. TCC (Doutorado) - Curso de Enfermagem, Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2022.pt_BR
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