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Title: Conhecimento de acadêmicos de Enfermagem sobre avaliação e tratamento de feridas
???metadata.dc.creator???: Grismino, Thaynara Figueirêdo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Félix, Lidiany Galdino
???metadata.dc.contributor.referee1???: Félix, Lidiany Galdino
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Taciana da Costa Farias
???metadata.dc.contributor.referee3???: Araújo, Kleane Maria da Fonseca Azevedo
Keywords: Estudantes de Enfermagem; Ferimentos e Lesões; Conhecimento; Cuidados de enfermagem;Students, Nursing; Wounds and injuries; Knowledge; Nursing Care
Issue Date: 31-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GRISMINO, Thaynara Figueirêdo. Nursing care knowledge about the wound assessment and treatment process. UFCG, 2022. 31p
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivo: Avaliar o conhecimento de acadêmicos de Enfermagem sobre a avaliação e tratamento de feridas. Metodologia: estudo exploratório e descritivo de abordagem quantitativa, realizado com 42 discentes do curso de graduação em Enfermagem da cidade de Campina Grande. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico disponibilizado na plataforma Google Forms, com questões sobre o perfil sociodemográfico dos acadêmicos e 10 questões objetivas validadas e divididas em quatro domínios do conhecimento. Resultados: A maioria dos acadêmicos eram mulheres, matriculadas em instituição pública de ensino e com média de idade de 25 anos e cursando o 9º período. 90% das questões do instrumento apresentaram elevado percentual de acertos (>80%). Acadêmicos de instituições públicas apresentaram taxa de acertos estatisticamente superior que a de acadêmicos de instituições privadas (p<0,001). Conclusão: No geral os estudantes apresentaram um bom domínio do tema, entretanto, erificou-se que acadêmicos matriculados em instituições públicas de ensino apresentaram maiores acertos sobre a temática.
Abstract: ABSTRACT Objective: To evaluate the knowledge of Nursing students about the evaluation and treatment of wounds. Methodology: exploratory and descriptive study with a quantitative approach, carried out with 42 students of the undergraduate Nursing course in the city of Campina Grande. Data were collected through an electronic form available on the Google Forms platform, with questions about the sociodemographic profile of academics and 10 objective questions validated and divided into four domains of knowledge. Results: Most academics were women, enrolled in a public educational institution and with an average age of 25 years and attending the 9th period. 90% of the instrument's questions had a high percentage of correct answers (>80%). Academics from public institutions had a statistically higher rate of correct answers than academics from private institutions (p<0.001). Conclusion: In general, the students showed a good mastery of the subject, however, it was found that academics enrolled in public educational institutions were more correct on the subject.
Keywords: Estudantes de Enfermagem; Ferimentos e Lesões; Conhecimento; Cuidados de enfermagem;Students, Nursing; Wounds and injuries; Knowledge; Nursing Care
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31314
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