Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.ID079.139.794-70pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095780324770330pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Jank Landy Simôa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6268884522499962pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Jank Landy Simôa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6268884522499962pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luzibênia Leal de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840173909052565pt_BR
dc.contributor.referee3Chaves, Ana Elisa Pereira Chaves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490237089539626pt_BR
dc.description.resumoQuando infectadas pelo novo coronavírus, as crianças e adolescentes, em sua maioria, não apresentam a forma mais grave da doença. Porém, a pandemia e suas restrições acabam por repercutir implicações para além dos efeitos intrínsecos da doença. Estas repercussões estão envolvidas nos mais diversos âmbitos: saúde mental, riqueza alimentar, bem-estar físico, crescimento, desenvolvimento, educação de qualidade, maior exposição a diversos tipos de violência. Objetivo: mapear as evidências cientificas disponíveis acerca das implicações da pandemia para o público infantojuvenil para além da infecção. Metodologia: revisão de escopo que teve como questão de pesquisa: “Quais as evidências e informações existentes sobre as implicações da pandemia do covid 19 para o público infanto-juvenil do Brasil?”. A seleção dos estudos ocorreu em julho 2022, a partir de buscar nas seguintes bases científicas: Scielo, Portal do Capes e BVS, consulta no Google Scholar e busca manual nas listas de referências dos estudos. Inclusão de estudos publicados a partir de dezembro de 2019 a julho de 2022. Resultados: foram incluídos 9 artigos. As evidências científicas foram sintetizadas em dois quadros: evidências no âmbito da saúde mental e as demais evidências. Conclusão: diante das evidências relatadas nos artigos, fica demonstrado o impacto da pandemia do covid-19 nas crianças e adolescentes, porém, estudos empíricos são necessários para que ações de políticas públicas sejam planejadas para estes indivíduos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleImplicações da covid-19 na saúde infanto juvenil brasileira para além da infecção: uma revisão de escopo.pt_BR
dc.date.issued2022-09-05-
dc.description.abstractWhen infected with the new coronavirus, children, for the most part, do not have the most severe form of the disease. However, the pandemic and its restrictions end up having implications beyond the intrinsic effects of the disease. These repercussions are involved in the most diverse areas: mental health, food wealth, physical well-being, growth, development, quality education, greater exposure to different types of violence. Objective: to map the available scientific evidence about the implications of the pandemic for children and adolescents beyond the infection. Methodology: scoping review whose research question was: “What evidence and information exist about the implications of the covid 19 pandemic for the children and youth public in Brazil?”. The selection of studies took place in July 2022, based on a search in the following scientific databases: Scielo, Portal do Capes and BVS, Google Scholar consultation and manual search in the reference lists of the studies. Inclusion of studies published from December 2019 to July 2022. Results: 9 articles were included. Scientific evidence was summarized in two tables: evidence in the field of mental health and other evidence. Conclusion: given the evidence evidenced in the articles, the impact of the covid-19 pandemic on children and adolescents is demonstrated, however, empirical studies are necessary so that public policy actions are planned for these individuals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31315-
dc.date.accessioned2023-08-07T19:53:03Z-
dc.date.available2025-09-05-
dc.date.available2023-08-07T19:53:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectcrianças; adolescentes; pandemia covid-19; children; teenagers; covid-19 pandemic.pt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.creatorCardoso, Nara Vilar-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.references1. World Health Organization (WHO). Pneumonia of unknown cause – China; 2020. [Acesso em 30 de agosto de 2022]. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/2020-DON229 2. World Health Organization. Director-General’s opening remarks at the media brienfing on COVID-10 – 11 de março de 2020. [Acesso em 30 de agosto de 2022]. Disponível em https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s- opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020 3. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Covid-19 no Brasil. [Acesso em 30 de agosto de 2022]. Disponível em https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid19_html.html. 4. Dong Y, Mo X, Hu Y, Qi X, Jiang F, Jiang F, et al. Epidemiological characteristics of 2143 pediatric patients with 2019 coronavirus disease in China. Pediatrics. 2020; doi: 10.1542/peds.2020-0702. [Acesso em 30 de agoto de 2022]. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/peds.20200702.full_.pdf. 5. Henrietta F. Não permitam que crianças sejam as vítimas ocultas da pandemia de Covid19. Unicef. [Acesso em 30 de agosto de 2022]. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/nao-permitam-que-criancassejam-vitimas-ocultas-da-pandemia-de-covid-19. 6. The Joanna Briggs Institute. The Joanna Briggs Institute reviewers. Manual 2015 edition. [Acesso em 26 de agosto de 2022]. Disponível em: https://nursing.lsuhsc.edu/jbi/docs/reviewersmanuals/scoping-.pdf 7. Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol 2005, International Journal of Social Research Methodology. [Acesso em 26 de agosto de 2022] . 8. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. Review Brasil. Ministério da Saúde (MS). Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus COVID-19 – Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – COE Covid-19. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2020. 9. UNICEF. As COVID-19 devastates already fragile health systems, over 6,000 additional children under five could die a day, without urgent action. Acesso em: 31 agosto 2022. Disponível em https://www.unicef.org/press-releases/covid-19devastates-already-fragile-health systems-over-6000-additionalchildren. 10. Werneck, G. L.; Carvalho, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, p. e00068820, 2020. Disponível em http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid19-no-brasil-cronicade- uma-crise-sanitaria-anunciada>. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00068820. Acesso em: 31 de agosto 2022. 11. Christoffel MM, Gomes ALM, Souza TV, Ciuffo LL. Children’s (in)visibility in social vulnerability and the impact of the novel coronavirus (COVID-19). Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 2):e20200302. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0302. 12. Linhares M B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089 13. Richter AS, Schilling LB, Camargo NF, Taurisano MRG, Fernandes NF, Wearick-Silva LE, et al. Como a quarentena da COVID-19 pode afetar o sono das crianças e adolescentes? Resid Pediatr. 2021;11(1): 1-5 DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n1429. 14. Vicente RV; Santos PAM; Leão AMC (2022). Violência sexual intrafamiliar infantojuvenil no contexto da covid-19. Revista Humanidades e Inovação, v.9, n.06. 15. Procianoy GS, Junior FR, Lied AF, Jung LFPP, Souza MCSC. Impacto f the COVID19 pandemic on the vaccination of children 12 months of age and under: na ecological study. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/HRMwSZF7GT96MMx7pBTJfkD/?lang=pt; 16. Carneiro AKP, Santos IB, Oliveira LS, Ponte PSMC, Souza SG. A influência do isolamento social devido à covid-19 na saúde mental do público infantil. Revista Baiana de Saúde Pública, 2021. V. 45, n.1, p. 217-217; 17. Silva JPF, Castro MC, Aquino CM, Souza CRB, Rocha HAL, Correia LL, et al. Implications of covid-19 in the daily lives oh northeastern families and childcare. Revista Saúde e Sociedade, v. 31, n.1, 2022; 18. Santos RP, Neves ET, Cabral IE, Campbell S, Carnevale F. Análise ética dos impactos da pandemia de covid-19 na saúde de crianças e adolescentes. Escola Anna Nery 2022; 26; e20210460.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Nara Vilar Cardoso. Implicações da pandemia covid – 19 na saúde infantojuvenil brasileira para além da infecção: uma revisão de escopo. 2022. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_II___Nara_Vilar_Cardoso_Alves___Para_depositar_1.pdf325.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.