Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31321
Title: Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum.
Other Titles: Teaching of life project and possible contributions to the classes of the regular subjects of the common base.
Enseñanza del proyecto de vida y posibles aportes a las clases de las asignaturas regulares de la base común.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Gabrielli Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Heron Neves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Educação;Ensino-aprendizagem;Ensino projeto de vida;Base comum - disciplinas regulares;Education;Teaching-learning;Teaching life project;Common basis - regular subjects;Educación;Enseñanza-aprendizaje;Proyecto de vida docente;Base común - materias regulares
Issue Date: 13-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Gabrielli Soares. Ensino de projeto de vida e possíveis contribuições para as aulas das disciplinas regulares da base comum. 2023. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação brasileira enfrenta um obstáculo histórico ligado ao ensino-aprendizagem quando se trata dos modelos de ensino adotados por boa parte dos professores. Em conexão com todas as transformações que acontecem frequentemente em todo o planeta, as escolas propõem uma disciplina denominada Projeto de Vida (PV), buscando o desenvolvimento integral do ser humano e sua relação com o outro. Aparentemente existe uma dupla forma de agir por um único professor em relação a disciplina de PV e a disciplina regular da base comum curricular, havendo uma reprodução de comportamentos e de metodologias mais convencionais, o que reforça a importância da formação continuada para o ensino. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo analisar a metodologia de ensino utilizada na disciplina de PV e como esta experiência pode contribuir para o desenvolvimento das aulas de disciplinas regulares da base comum curricular. O trabalho foi desenvolvido com dois professores da disciplina PV, por meio de dois momentos de conversa a fim de compreender a respeito da experiência destes com o PV e o quanto isso pode agregar às disciplinas da base comum curricular. Os resultados apontaram uma resistência quanto à mudança das metodologias tradicionais de ensino, favorecendo a percepção de dupla forma de ação dos professores, no entanto, houve também a percepção destes sobre a automatização de suas práticas docentes reprodutoras de métodos tradicionais de ensino.
Abstract: Brazilian education faces a historical obstacle linked to teaching-learning when it comes to the teaching models adopted by most teachers. In connection with all the transformations that often happen across the planet, schools propose a discipline called Life Project (PV), seeking the integral development of human beings and their relationship with others. Apparently there is a double way of acting by a single teacher in relation to the PV subject and the regular subject of the common curricular base, with a reproduction of more conventional behaviors and methodologies, which reinforces the importance of continuing education for teaching. In this context, the objective of this work was to analyze the teaching methodology used in the PV subject and how this experience can contribute to the development of regular subject classes in the common curricular base. The work was developed with two professors of the PV discipline, through two moments of conversation in order to understand their experience with the PV and how much it can add to the subjects of the common curriculum base. The results showed resistance to changing traditional teaching methodologies, favoring the perception of a dual form of action by teachers, however, there was also their perception of the automation of their teaching practices that reproduced traditional teaching methods.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación brasileña enfrenta un obstáculo histórico vinculado a la enseñanza y el aprendizaje cuando se trata de los modelos de enseñanza adoptados por la mayoría de los profesores. en conexión con todas las transformaciones que suceden con frecuencia en todo el planeta, las escuelas proponer una disciplina denominada Proyecto de Vida (PV), buscando el desarrollo del ser humano y su relación con el otro. Aparentemente hay una doble forma de acto para un solo profesor en relación a la asignatura de PV y la asignatura regular de la base currículo común, con una reproducción de conductas y metodologías más cursos convencionales, lo que refuerza la importancia de la formación continua para la docencia. En eso contexto, el trabajo tuvo como objetivo analizar la metodología de enseñanza utilizada en La disciplina PV y cómo esta experiencia puede contribuir al desarrollo de las clases de materias regulares de la base curricular común. El trabajo se desarrolló con dos profesores de la disciplina PV, a través de dos momentos de conversación para comprender la con respecto a su experiencia con PV y cuánto puede agregar a las disciplinas básicas currículo común. Los resultados mostraron una resistencia a cambiar el metodologías de enseñanza tradicionales, favoreciendo la percepción de una doble forma de acción de docentes, sin embargo, también hubo su percepción sobre la automatización de sus prácticas docentes que reproducen los métodos tradicionales de enseñanza.
Keywords: Educação
Ensino-aprendizagem
Ensino projeto de vida
Base comum - disciplinas regulares
Education
Teaching-learning
Teaching life project
Common basis - regular subjects
Educación
Enseñanza-aprendizaje
Proyecto de vida docente
Base común - materias regulares
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31321
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLI SOARES LIMA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfGabrielli Soares Lima - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023383.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.