Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31326
Title: Produção e validação de tecnologia educacional para o diagnósticoprecoce do HIV entre populações-chave.
Other Titles: Production and validation of educational technology for early HIV diagnosis among key populations.
Producción y validación de tecnología educativa para el diagnóstico temprano del VIH entre las poblaciones clave.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Nara Ramyse Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RIBEIRO, Luana Carla Santana Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Jocelly de Araújo.
Keywords: AIDS;AIDS - infecção diagnóstico;HIV;HIV - infecção diagnóstico;AIDS - Diagnóstico precoce;Educação em saúde;Atenção primária a saúde;AIDS - diagnosis infection;HIV-infection diagnosis;AIDS - early diagnosis;Health education;Primary health care;SIDA;SIDA - diagnóstico de infección;VIH;Diagnóstico de infección por VIH;SIDA - diagnóstico precoz;Educación para la salud;Primeros auxilios
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS,Nara Ramyse Dantas de. Produção e validação de tecnologia educacional para o diagnóstico precoce do HIV entre populações - chave. 2023. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Construir e validar uma tecnologia educacional do tipo cartilha para o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV entre populações - chave (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e sua clientela, pessoas transexuais, travestis e usuários de drogas injetáveis), no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, realizado por meio das seguintes etapas: revisão integrativa da literatura, elaborada conforme as diretrizes -Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta - Analysisno desenvolvimento da cartilha; validação de conteúdo e de semântica da cartilha, por juízes - especialistas e público-alvo. A pesquisa foi desenvolvida em ambiente eletrônico, no período de março a maio de 2023, com a participação de 08 juízes - especialistas da área da saúde, 07 de outras áreas, e 13 indivíduos que se enquadram nas populações - chave. Utilizou-se instrumentos validados adaptados para a coleta. Para análise das respostas dos juízes - especialistas, realizou-se o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e do Escore SAM e, para análise das respostas dos representantes do público-alvo, utilizou-se o Índice de Concordância Semântica. Resultados: A cartilha educativa produzida foi considerada válida quanto ao conteúdo e aparência segundo juízes - especialistas e pelo público-alvo, apresentando valores de IVC e IVS acima de 0,70 e Escores SAM superiores a 10. Entretanto, a cartilha passou por uma releitura da linguagem e do conteúdo e revisão das imagens, considerando as sugestões dos participantes da pesquisa. Conclusões: A cartilha validada pode ser amplamente divulgada e utilizada pelas populações - chave, com o objetivo de informá-las com linguagem acessível, encorajando a testagem regular, visando o diagnóstico precoce, a diminuição da transmissão da infecção e a qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV.
Abstract: To build and validate a booklet-type educational technology for the timely diagnosis of HIV infection among key populations (men who have sex with men, sex workers and their clientele, transgender people, transvestites and injecting drug users), in the context of Primary Health Care. Method: This is a methodological development study, carried out through the following steps: integrative literature review, prepared according to the guidelines - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis in the development of the booklet; content and semantic validation of the booklet, by expert-judges and target audience. The research was carried out in an electronic environment, from March to May 2023, with the participation of 08 expert judges from the health area, 07 from other areas, and 13 individuals who fall into the key populations. Validated instruments adapted for collection were used. The Content Validity Index and the SAM Score were calculated for the analysis of the expert-judges' responses, and the Semantic Agreement Index was used for the analysis of the responses of the target audience. Results: The educational booklet produced was considered valid in terms of content and appearance, according to expert judges and the target audience, with CVI and IVS values above 0.70 and SAM scores greater than 10. However, the booklet was re-read of the language and content and review of the images, considering the suggestions of the research participants. Conclusions: The validated booklet can be widely disseminated and used by key populations, with the aim of informing them in accessible language, encouraging regular testing, aiming at early diagnosis, reducing the transmission of infection and improving people's quality of life. living with HIV.
???metadata.dc.description.resumen???: Construir y validar una tecnología educativa tipo cartilla para el diagnóstico ocurrencia oportuna de infección por VIH entre poblaciones clave (hombres que tienen sexo con hombres, trabajadoras sexuales y su clientela, personas transgénero, travestis y usuarios de drogas inyectables), en el contexto de la Atención Primaria de Salud. Método: Este es un estudio de desarrollo metodológico, realizado a través de los siguientes pasos: revisión integradora del literatura, preparada de acuerdo con las directrices - Elementos de informe preferidos para revisiones sistemáticas y Meta-Análisis en el desarrollo del folleto; validación de contenido y semántica de la folleto, por jueces expertos y público objetivo. La investigación se llevó a cabo en un ambiente electrónico, de marzo a mayo de 2023, con la participación de 08 jueces expertos del área de salud, 07 de otras áreas y 13 individuos que se encuadran en las poblaciones clave. Se utilizaron instrumentos validados y adaptados para la recolección. Para el análisis de las respuestas de jueces expertos, se calculó el Índice de Validez de Contenido y el SAM Score y, para el análisis de las respuestas de los representantes del público objetivo, el Índice de Acuerdo Semántico. Resultados: El cuadernillo educativo producido fue considerado válido en cuanto a contenido y apariencia según los jueces expertos y el público objetivo, presentando Valores de CVI e IVS por encima de 0,70 y puntuaciones de SAM por encima de 10. Sin embargo, el folleto pasó por una relectura del lenguaje y contenido y revisión de las imágenes, considerando la sugerencias de los participantes en la investigación. Conclusiones: El cuadernillo validado puede ser ampliamente difundido y utilizado por las poblaciones clave, con el objetivo de informarles en lenguaje accesible, fomentando la realización de pruebas periódicas, con el objetivo de un diagnóstico precoz, reduciendo transmisión de la infección y la calidad de vida de las personas que viven con el VIH.
Keywords: AIDS
AIDS - infecção diagnóstico
HIV
HIV - infecção diagnóstico
AIDS - Diagnóstico precoce
Educação em saúde
Atenção primária a saúde
AIDS - diagnosis infection
HIV-infection diagnosis
AIDS - early diagnosis
Health education
Primary health care
SIDA
SIDA - diagnóstico de infección
VIH
Diagnóstico de infección por VIH
SIDA - diagnóstico precoz
Educación para la salud
Primeros auxilios
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31326
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARA RAMYSE DANTAS DE MEDEIROS - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdfNara Ramyse Dantas de Medeiros - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20233.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.