Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVILAR JUNIOR, J. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.advisor1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.vilarjunior-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral refletir sobre processos de alfabetização e letramento em escolas do campo de maneira articulada à reflexão sobre a formação docente. Os objetivos específicos foram: refletir sobre aspectos históricos e conceituais da educação do campo no Brasil; discutir sobre concepções de alfabetização e letramento na escola; refletir sobre a formação de professores alfabetizadores do campo em nosso país. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa na qual realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico. No decorrer do trabalho foi possível perceber que há ainda muitos desafios para que a educação do campo e os processos de alfabetização e letramento nestes espaços possam ser efetivamente valorizados. Quanto a formação de professores, identificamos também muitos desafios. É necessário que se possa investir mais na formação do professor do campo, para que o mesmo possa acima de tudo, se sentir motivado e consequentemente possa passar essa motivação para os alunos, deve-se também proporcionar condições melhores para os alunos e professores, tendo uma boa estrutura e material apropriado. Conclui-se que a formação do professor é de suma importância para um melhor desempenho do mesmo na tarefa de alfabetizar letrando no campo, bem como também para um melhor aprendizado do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleAlfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões.pt_BR
dc.date.issued2023-06-22-
dc.description.abstractThe general objective of this work was to reflect on literacy processes in rural schools in an articulated manner with reflection on teacher training. The specific objectives were: to reflect on historical and conceptual aspects of rural education in Brazil; discuss concepts of literacy at school; reflect on the training of rural literacy teachers in our country. With regard to the methodology used in this study, we opted for qualitative research in which a bibliographical research was carried out. In the course of the work, it was possible to perceive that there are still many challenges for rural education and the literacy processes in these spaces to be effectively valued. As for teacher training, we also identified many challenges. It is necessary to invest more in the training of rural teachers, so that they can, above all, feel motivated and consequently be able to pass this motivation on to the students; better conditions for students and teachers should be provided, having a good structure and appropriate material. It is concluded that teacher training is of paramount importance for a better performance in the task of literacy in the rural schools, as well as for better student learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359-
dc.date.accessioned2023-08-09T14:56:25Z-
dc.date.available2023-08-09-
dc.date.available2023-08-09T14:56:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectField Schoolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVILAR JUNIOR, José Plauto da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy, literacy and teacher training in Rural Education: some reflections.pt_BR
dc.identifier.citationVILAR JUNIOR, José Plauto da Silva. Alfabetização, letramento e formação docente na Educação do Campo: algumas reflexões. 2023. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31359pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ PLAUTO DA SILVA VILAR JUNIOR - TCC EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfJosé Plauto da Silva Vilar Junior - TCC Lic. Educação do Campo CDSA 2023822.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.