Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31427
Title: Revisão bibliométrica acerca do endomarketing e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho.
Other Titles: Bibliometric review about internal marketing and its relationship with satisfaction in the work environment.
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Inara Belo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ana Maria Vicente da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Rubenia de Oliveira.
Keywords: Edomarketing;Motivação – Ambiente de Trabalho – Marketing Interno;Bibliometria;Edomarketing;Motivation – Work Environment – ​​Marketing Internal;Bibliometrics
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Inara Belo. Revisão bibliométrica acerca do endomarketing e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho. 2023. 24fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O Endomarketing é um conceito que se refere às estratégias e ações de marketing voltadas para o público interno das organizações, ou seja, seus próprios funcionários. Essas ações têm como objetivo fortalecer a cultura organizacional, promover o engajamento dos colaboradores, melhorar a comunicação interna e criar um ambiente de trabalho mais satisfatório. O objetivo geral é investigar, por meio de uma análise bibliométrica, a influência do Endomarketing na satisfação dos funcionários dentro das organizações. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise bibliométrica. Diante disso, verificou-se que essa temática tem se desenvolvido de forma crescente nos últimos anos, as primeiras publicações realizadas sobre a temática foram realizadas no ano 2000, sendo acelerada a partir de 2017 e atingindo o maior número em 2021 e 2022 isso pode ser identificado pelo contexto atual em que as organizações se preocupam muito mais com o bem estar do colaborador, além disso, foi analisado que os Estados Unidos tem o maior número de publicações sobre o tema, assim como, foi possível constatar as áreas, autores e categorias que mais publicaram. Onde foi possível concluir que o estudo contribuiu para o conhecimento sobre como o Endomarketing pode afetar a satisfação dos funcionários, fornecendo insights valiosos para as organizações desenvolverem estratégias eficazes de Endomarketing.
Abstract: Endomarketing is a concept that refers to the strategies and actions of marketing aimed at the internal public of organizations, that is, their own employees. These actions aim to strengthen the organizational culture, promote employee engagement, improve internal communication and create a more satisfying work environment. The general objective is to investigate, through a bibliometric analysis, the influence of Endomarketing on customer satisfaction employees within organizations. This is an exploratory research of bibliometric analysis. In view of this, it was found that this theme has been increasingly developed in recent years, the first publications carried out on the subject were carried out in the year 2000, being accelerated from of 2017 and reaching the highest number in 2021 and 2022 this can be identified by the current context in which organizations are much more concerned with the well-being of the collaborator, in addition, it was analyzed that the United States has the largest number of publications on the subject, as well as, it was possible to verify the areas, authors and categories that published the most. Where it was possible to conclude that the study contributed for knowledge about how Endomarketing can affect customer satisfaction employees, providing valuable insights for organizations to develop effective internal marketing strategies.
Keywords: Edomarketing
Motivação – Ambiente de Trabalho – Marketing Interno
Bibliometria
Edomarketing
Motivation – Work Environment – ​​Marketing Internal
Bibliometrics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31427
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inara Belo Batista - TCC monografia Administração CCJS 2023.pdf Inara Belo Batista - TCC Administração CCJS 2023422.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.