Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31438
Title: Maternidade na vida acadêmica: dificuldades de estudantes mães do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores.
Other Titles: Motherhood in academic life: difficulties of student mothers of the Pedagogy Course at the Teacher Training Center.
???metadata.dc.creator???: BRASILEIRO, Ana Fabricia Rolim.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARRETO, Veruscka Pedrosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Pedagogia;Mães estudantes - dificuldades;Maternidade;Formação acadêmica feminina;Mulher e maternidade;Estudantes de Pedagogia;Pedagogy;Student mothers - difficulties;Maternity;Female academic background;Woman and maternity;Pedagogy Students
Issue Date: 19-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRASILEIRO, Ana Fabricia Rolim. Maternidade na vida acadêmica: dificuldades de estudantes mães do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores. 2023. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho discute a temática maternidade na vida acadêmica, e comporta, como objeto de estudo, as dificuldades de estudantes mães do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG). O objetivo geral do trabalho correspondeu a investigar os principais problemas que as mães estudantes enfrentam ao conciliar estudos e maternidade durante a formação acadêmica. Enquanto objetivos específicos, o trabalho intencionou dialogar com os(as) autores(as) que abordam a temática e o objeto de estudo; conhecer as regras e leis que a Universidade detém sobre maternidade; e, analisar os dados obtidos com a pesquisa. Dada a natureza de certa maneira inédita do objeto de estudo, assim como os objetivos delimitados, a pesquisa se define como exploratória, com apoio da revisão bibliográfica e da pesquisa documental voltadas à problematização e à discussão das categorias “maternidade”, “gênero” e “formação acadêmica”, assim como análise dos dados coletados com a aplicação de questionários. O texto monográfico está estruturado em: Introdução, 2 (dois) Capítulos e Considerações finais. Na introdução, são apresentadas as linhas gerais do trabalho. No primeiro capítulo, os contextos histórico-sociais, biológicos e acadêmicos envolvendo mulher e maternidade. No segundo capítulo, o estudo discorre sobre a metodologia utilizada para orientar e atingir o objetivo da pesquisa, que se insere em uma abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados a uma amostra de alunas e professores(as), assim como contempla a análise dos resultados obtidos. Nas considerações finais, ao reconhecer as dificuldades existentes das estudantes mães ao conciliar maternidade e estudos durante o curso de Pedagogia (CFP/UFCG), o texto visiona algumas propostas que poderiam colaborar para minimizar os problemas identificados.
Abstract: The work discusses the theme motherhood in academic life, and includes, as an object of study, the difficulties of student mothers of the Pedagogy course at the Teacher Training Center (CFP/UFCG). The general objective of the work corresponded to investigating the main problems that student mothers face when reconciling studies and motherhood during academic training. As specific objectives, the work intended to dialogue with the authors who approach the theme and the object of study; know the rules and laws that the University holds about maternity; and, analyze the data obtained from the research. Given the somewhat unprecedented nature of the object of study, as well as the defined objectives, the research is defined as exploratory, supported by a bibliographical review and documentary research aimed at problematizing and discussing the categories “motherhood”, “gender” and “academic life”, as well as analysis of data collected with the application of questionnaires. The monographic text is structured in: Introduction, 2 (two) Chapters and Final Considerations. In the introduction, the general lines of the work are presented. In the second chapter, the historical-social, biological and academic contexts involving women and motherhood. In chapter three, the study discusses the methodology used to guide and achieve the objective of the research, which is part of a qualitative approach, through questionnaires applied to a sample of students and teachers, as well as contemplates the analysis of results obtained. In the Final Considerations, by recognizing the existing difficulties of student mothers in reconciling motherhood and studies during the Pedagogy course (CFP/UFCG), the text envisions some proposals that could collaborate to minimize the identified problems.
Keywords: Pedagogia
Mães estudantes - dificuldades
Maternidade
Formação acadêmica feminina
Mulher e maternidade
Estudantes de Pedagogia
Pedagogy
Student mothers - difficulties
Maternity
Female academic background
Woman and maternity
Pedagogy Students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31438
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA FABRICIA ROLIM BRASILEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfAna Fabricia Rolim Brasileiro. Monografia Pedagogia. CFP 2023.501.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.