Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31439
Title: As relações e semelhanças literárias entre a trajetória de José do Egito e da Cinderela: contribuições para o ensino religioso para o ensino fundamental
Other Titles: relations and literary sitrajectory of Joseph of Egypt and of Cinderella: contributions to religious teaching for teaching fundamental
???metadata.dc.creator???: LIMA, Mariane Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Literatura comparada;Semelhanças literárias;Literatura pagã;Texto sagrado;Ensino religioso;Análise literária;Analogias;Interação literária;Sagrado e Profano;Cinderella;José do Egito;Estudos literários;Comparative literature;literary similarities;pagan literature;sacred text;Religious education;Literary analysis;Analogies;Literary interaction;Sacred and profane;Cinderella;Joseph of Egypt;Literary studies
Issue Date: 26-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Mariane Soares. As relações e semelhanças literárias entre a trajetória de José do Egito e da Cinderela: contribuições para o ensino religioso para o ensino fundamental. 2023. 38f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa pretende analisar e relacionar as principais semelhanças literárias entre um clássico da literatura pagã – Cinderela; e o texto sagrado, José do Egito, e propor uma possível elaboração de trabalho didático para a disciplina de religião/ensino religioso, ou uma metodologia de ensino religioso com a presença de obras literárias diversas. Então, temos como objetivo analisar as duas obras, apresentar e abordar os aspectos literários em comum, e discorrer sobre a possibilidade de trabalhar como material didático para o ensino religioso baseado nas normas da Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Para a realização dessa pesquisa, temos como teóricos vinculados ao tema: Carvalhal (2010), em sua obra “Literatura comparada”, instruindo e enfatizando a relevância dos estudos literários com a possibilidade de comparações entre elas, por meio de diversas temáticas. Outro teórico importante é Eliade (1992) em “O mito do eterno retorno”, onde o autor mostra as diversas manifestações por trás dos mitos religiosos, enfatizando a importância das questões espirituais por trás do comportamento humano. Frye (1992) em “O código dos códigos: a Bíblia e a literatura”, contribui maneira imprescindível nessa pesquisa. Uma vez que nesta obra Frye examina a Bíblia na perspectiva literária e não no âmbito religioso. Enfatizando sua influência ao longo dos anos em outras obras pagãs. Outro livro fundamental foi “Contos de fadas em suas versões originais”, comprovando como uma obra pode ser modificada ao longo dos anos em virtude da necessidade de adaptação ao público, em suas diferenças de idade e cultura e região. Além da Bíblia Sagrada, a versão escolhida para as citações nessa pesquisa foi a Nova Versão Internacional-NVI. Nessa metodologia bibliográfica, ocorre o levantamento de uma análise crítica das principais obras em foco de estudos, para desenvolver conhecimentos relevantes sobre o tema, contribuindo com a elaboração e conclusão da pesquisa. Contudo, para a realização desse tipo de pesquisa, temos como principal dificuldade a ausência de materiais acadêmicos relacionados ao tema, além de autores para que possam contribuir criticamente ou positivamente com as comparações entre as características de obras literárias, sendo elas grandes clássicos da literatura universal e de personagens bíblicos.
Abstract: This research aims to analyze the main similarities between a classic of pagan literature – Cinderella; and the biblical text, Joseph of Egypt, and propose a possible elaboration of didactic work for the discipline of Religious Education or a methodology of religious teaching with the presence of diverse literary works. Furthermore, we present the goal of analyzing the two literary works, approaching their similarities, and discussing the possibility of using these works as teaching material and a tool to teach Religious Education based on the norms of the Brazilian national education curriculum – BNCC. To this end, this research employs the work of Carvalhal (2010), specifically his work “Literatura comparada”, which emphasizes the relevance of literary studies that can be performed through comparison, approaching diverse themes. Another important theorist is Eliade (1992), in “O mito do eterno retorno”, the author shows the various manifestations behind religious myths, emphasizing the importance of the spiritual questions that influence human behavior. The work of Frye (1992) "O código dos códigos: a Bíblia e a literatura” was an essential contribution in this research. In this work, Frye examines the Bible from a literary perspective and not only in the religious realm, emphasizing the influence of the Bible over the years on other pagan works. Another fundamental contribution was “Contos de fadas em suas versões originais” showing how a literary work can be modified throughout time to adapt to a certain public, age, culture, and religion. As well as the Holy Bible, the version cited in this research was the New International Version (NIV). In this bibliographic methodology, a critical analysis of the main works was employed, to develop relevant knowledge on the subject, contributing to the elaboration and conclusion of the research. However, for the accomplishment of the goals of this research, we have as the main difficulty the absence of academic materials and authors related to the theme that can contribute critically or positively to the comparisons between the characteristics of literary works regarded as great classics of the universal literature and biblical characters.
Keywords: Literatura comparada
Semelhanças literárias
Literatura pagã
Texto sagrado
Ensino religioso
Análise literária
Analogias
Interação literária
Sagrado e Profano
Cinderella
José do Egito
Estudos literários
Comparative literature
literary similarities
pagan literature
sacred text
Religious education
Literary analysis
Analogies
Literary interaction
Sacred and profane
Cinderella
Joseph of Egypt
Literary studies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31439
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANE SOARES LIMA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA CFP 2023.pdfMariane Soares Lima. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.777.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.