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Title: Estrada de ferro de Mossoró e vida cotidiana: história e historiografia (1912-1951).
Other Titles: Mossoró railroad and everyday life: history and historiography (1912-1951).
???metadata.dc.creator???: XAVIER, Fábio Augusto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARANHA, Gervácio Batista.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Lemuel Rodrigues da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO NETO, Joachin.
Keywords: Solução das secas;João Ulrich Graf;Mossoró;Ferrovia;Railroad;Solution of droughts resumen;Ferrocarril;Solución de sequías resumen;Chemin de fer;Solution des sécheresses
Issue Date: 1-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: XAVIER, Fábio Augusto. Estrada de ferro de Mossoró e vida cotidiana: história e historiografia (1912-1951). 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do trabalho é identificar e compreender na historiografia e nos memorialistas o modo como as representações inscritas nos textos foram aceitas ou impostas a respeito da Estrada de Ferro de Mossoró, uma vez que esses textos não são isentos ou neutros, mas são construídos para dar significado e sentidos ao mundo. As ideias que tornearam a construção da estrada, do suíço João Ulrich Graf, na década de 1870, foram o mote para os grupos dominantes na República, e esse “sonho grafiano” foi reivindicado em inúmeras “propagandas” Brasil afora em defesa da ferrovia. A metodologia se construiu a partir de pesquisas bibliográficas e acesso a textos, artigos (jornais, documentos, memoriais, pareceres, etc). Destarte, foram utilizados como aportes teóricos os conceitos de representação, de Roger Chartier (1990, 1991, 2002); “teatralização política”, cujos referenciais foram Georges Balandier, Marc Bloch, Adam Hochschild e Clifford Geertz. Naquele momento histórico, a elite tentou mostrar-se “solidária” aos retirantes, apropriando do “discurso da seca” e do sofrimento alheio através de linguagem dramática para produzir imagens que convencessem o Governo Central que a causa da miséria e atraso de Mossoró era a ausência da ferrovia. Sobre esse tópico existem poucos trabalhos, mas alguns foram fundamentais para responder as problemáticas, a exemplo do trabalho de Clementino (1990), Camelo Filho (2000), Melo (2000), Aranha (2001, 2003, 2007), Rocha (2005), Rodrigues (2006), Galvão (2019), entre outros. Desse modo, observou-se que construída a partir de um traçado diferente do plano inicial, os trilhos trouxeram consigo impactos econômicos, sociais e culturais para a cidade de Mossoró na primeira metade do século XX, bem como o aumento populacional, das rendas públicas, a expansão espacial da cidade, entre outros.
Abstract: The objective of this work is to identify and understand in the historiography and in the memorialists the way in which the representations inscribed in the texts were accepted or imposed regarding the Railroad in Mossoró, since these texts are not exempt or neutral, but are constructed to give meaning and senses to the world. The ideas that led to the construction of the road, by the Swiss João Ulrich Graf, in the 1870s, were the motto for the dominant groups in the Republic, and this “Graphic dream” was claimed in countless “advertisements” throughout Brazil in defense of the railroad The methodology was built from bibliographic research and access to texts, articles (newspapers, documents, memorials, opinions, etc.). Thus, the concepts of representation, by Roger Chartier (1990, 1991, 2002); “political theatricalization”, whose references were Georges Balandier, Marc Bloch, Adam Hochschild and Clifford Geertz. At that historic moment, the elite tried to show “solidarity” with the migrants, appropriating the “drought speech” and the suffering of others through dramatic language to produce images that convinced the Central Government that the cause of the misery and backwardness of Mossoró was the absence of the railroad. There are few works on this topic, but some were fundamental to answer the problems, such as the work of Clementino (1990), Camelo Filho (2000), Melo (2000), Aranha (2001, 2003, 2007), Rocha (2005), Rodrigues (2006), Galvão (2019), among others. Thus, it was observed that built from a different layout than the initial plan, the rails brought economic, social and cultural impacts to the city of Mossoró in the first half of the twentieth century, as well as the population increase, public income, the spatial expansion of the city, among others.
Keywords: Solução das secas
João Ulrich Graf
Mossoró
Ferrovia
Railroad
Solution of droughts resumen
Ferrocarril
Solución de sequías resumen
Chemin de fer
Solution des sécheresses
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31441
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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FÁBIO AUGUSTO XAVIER – DISSERTAÇÃO (PPGH) 2023.pdf14.97 MBAdobe PDFView/Open


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