Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
Title: A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública.
Other Titles: The manager's contribution to quality education in public schools.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Elane Cristina da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Gestão Escolar;Escola Pública;Gestão Democrática;Gestor escolar- função;Processo educacional- contribuição do gestor;School management;Public school;Democratic management;School manager - function;Educational process - manager's contribution
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Elane Cristina da Silva. A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda como temática A Contribuição do Gestor para uma Educação de Qualidade na Escola Pública, que tem por objetivo geral discutir as contribuições e as funções do gestor no processo educacional, para que possa promover uma educação de qualidade na escola pública. E como objetivos específicos são: refletir a importância da participação e o acompanhamento do gestor juntamente com os professores e a equipe pedagógica seja no planejamento, na organização e no desenvolvimento escolar; aplicar técnicas e estratégias essenciais para amplificar a eficácia dos processos educativos dentro da instituição e, assim, proporcionar êxito nos resultados, e por fim, avaliar as ações pedagógicas da escola, visando melhores resultados na aprendizagem, na formação e no rendimento escolar dos alunos. A gestão escolar é a base responsável pela administração e organização da escola, a fim de promover melhores condições de ensino e aprendizagem para efetivar o avanço no processo educacional. Nessa perspectiva, é através das contribuições do gestor escolar que a escola vai possibilitar uma educação mais eficaz e significativa. Desse modo, para que isso ocorra é necessário além de liderar e administrar o funcionamento da instituição, desenvolver ações e estratégias em conjunto, a partir disso que envolve a gestão democrática, no qual a participação nas tomadas de decisões e ações devem acontecer de forma coletiva, envolvendo a equipe escolar e a comunidade. A pesquisa destaca alguns autores como FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), entre outros. A abordagem utilizada no trabalho é de cunho qualitativo. A técnica de pesquisa foi o uso da entrevista. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância e as diversas contribuições que o gestor (a) proporciona no âmbito educacional, efetivando êxito e qualidade no ensino na escola pública, afim de propiciar ainda mais melhores condições na educação, através de suas práticas na gestão escolar democrática.
Abstract: The present work deals with the theme The Manager's Contribution to Quality Education in Public Schools, which aims to discuss the contributions and functions of the manager in the educational process, so that he can promote quality education in public schools. And as specific objectives are: to reflect the importance of participation and monitoring of the manager together with the teachers and the pedagogical team, whether in planning, organization and school development; apply essential techniques and strategies to amplify the effectiveness of the educational processes within the institution and, thus, provide successful results, and finally, evaluate the school's pedagogical actions, aiming at better results in the learning, training and academic performance of students. School management is the basis responsible for the administration and organization of the school, in order to promote better teaching and learning conditions to make progress in the educational process. From this perspective, it is through the contributions of the school manager that the school will enable a more effective and meaningful education. Thus, for this to happen, it is necessary, in addition to leading and managing the functioning of the institution, to develop actions and strategies together, based on this that involves democratic management, in which participation in decision-making and actions must take place collectively. , involving the school team and the community. The research highlights some authors such as FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), among others. The approach used in the work is of a qualitative nature. The research technique was the use of the interview. A descriptive research was developed. The results obtained in this research demonstrate the importance and the various contributions that the manager provides in the educational field, effecting success and quality in teaching in public schools, in order to provide even better conditions in education, through their practices in school management democratic.
Keywords: Gestão Escolar
Escola Pública
Gestão Democrática
Gestor escolar- função
Processo educacional- contribuição do gestor
School management
Public school
Democratic management
School manager - function
Educational process - manager's contribution
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANE CRISTINA DA SILVA DIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfElane Cristina da Silva Dias. Monografia Pedagogia. CFP 2023.2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.