Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, R. L. de. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAMPOS, Maria de Lourdes. | - |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda como temática A Contribuição do Gestor para uma Educação de Qualidade na Escola Pública, que tem por objetivo geral discutir as contribuições e as funções do gestor no processo educacional, para que possa promover uma educação de qualidade na escola pública. E como objetivos específicos são: refletir a importância da participação e o acompanhamento do gestor juntamente com os professores e a equipe pedagógica seja no planejamento, na organização e no desenvolvimento escolar; aplicar técnicas e estratégias essenciais para amplificar a eficácia dos processos educativos dentro da instituição e, assim, proporcionar êxito nos resultados, e por fim, avaliar as ações pedagógicas da escola, visando melhores resultados na aprendizagem, na formação e no rendimento escolar dos alunos. A gestão escolar é a base responsável pela administração e organização da escola, a fim de promover melhores condições de ensino e aprendizagem para efetivar o avanço no processo educacional. Nessa perspectiva, é através das contribuições do gestor escolar que a escola vai possibilitar uma educação mais eficaz e significativa. Desse modo, para que isso ocorra é necessário além de liderar e administrar o funcionamento da instituição, desenvolver ações e estratégias em conjunto, a partir disso que envolve a gestão democrática, no qual a participação nas tomadas de decisões e ações devem acontecer de forma coletiva, envolvendo a equipe escolar e a comunidade. A pesquisa destaca alguns autores como FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), entre outros. A abordagem utilizada no trabalho é de cunho qualitativo. A técnica de pesquisa foi o uso da entrevista. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram a importância e as diversas contribuições que o gestor (a) proporciona no âmbito educacional, efetivando êxito e qualidade no ensino na escola pública, afim de propiciar ainda mais melhores condições na educação, através de suas práticas na gestão escolar democrática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.description.abstract | The present work deals with the theme The Manager's Contribution to Quality Education in Public Schools, which aims to discuss the contributions and functions of the manager in the educational process, so that he can promote quality education in public schools. And as specific objectives are: to reflect the importance of participation and monitoring of the manager together with the teachers and the pedagogical team, whether in planning, organization and school development; apply essential techniques and strategies to amplify the effectiveness of the educational processes within the institution and, thus, provide successful results, and finally, evaluate the school's pedagogical actions, aiming at better results in the learning, training and academic performance of students. School management is the basis responsible for the administration and organization of the school, in order to promote better teaching and learning conditions to make progress in the educational process. From this perspective, it is through the contributions of the school manager that the school will enable a more effective and meaningful education. Thus, for this to happen, it is necessary, in addition to leading and managing the functioning of the institution, to develop actions and strategies together, based on this that involves democratic management, in which participation in decision-making and actions must take place collectively. , involving the school team and the community. The research highlights some authors such as FAYOL (1989), LIBÂNEO (2001/2012), LÜCK (2008), among others. The approach used in the work is of a qualitative nature. The research technique was the use of the interview. A descriptive research was developed. The results obtained in this research demonstrate the importance and the various contributions that the manager provides in the educational field, effecting success and quality in teaching in public schools, in order to provide even better conditions in education, through their practices in school management democratic. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31443 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T13:55:33Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15 | - |
dc.date.available | 2023-08-15T13:55:33Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestor escolar- função | pt_BR |
dc.subject | Processo educacional- contribuição do gestor | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.subject | Democratic management | pt_BR |
dc.subject | School manager - function | pt_BR |
dc.subject | Educational process - manager's contribution | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DIAS, Elane Cristina da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The manager's contribution to quality education in public schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DIAS, Elane Cristina da Silva. A contribuição do gestor para uma educação de qualidade na escola pública. 2023. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELANE CRISTINA DA SILVA DIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdf | Elane Cristina da Silva Dias. Monografia Pedagogia. CFP 2023. | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.