Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445
Title: A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental.
Other Titles: The training and insertion of male pedagogues in teaching early childhood education and the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ismael Alves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, João Marcos de Souza.
Keywords: Formação docente;Educação infantil;Homens pedagogos;Formação de pedagogo;Gênero e educação;Pedagogo - ensino fundamental;Anos iniciais - ensino fundamental;Teacher training;Child education;Men pedagogues;Pedagogue training;Gender and education;Pedagogue - elementary school;Early years - elementary school
Issue Date: 13-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ismael Alves da. A formação e a inserção de homens pedagogos na docência da educação infantil e dos anos inicias do ensino fundamental. 2023. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho faz uma abordagem a respeito da inserção de homens pedagogos na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal do estudo é compreender o processo de formação e inserção desses profissionais nessas etapas de ensino. Para tal, partimos do problema de pesquisa imbuído na seguinte questão: como os homens pedagogos percebem a sua inserção na docência da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nessa direção, para darmos embasamento teórico ao estudo, nos fundamentamos em autores como Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), entre outros. Considerando a dimensão da temática, adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e tendo como caminhos investigativos a pesquisa exploratória e explicativa. Como instrumentos e procedimentos de coleta de dados, adotamos um roteiro de perguntas, no qual foi possível realizar entrevistas semiestruturadas com quatro homens pedagogos que atuam ou tenham atuado por um longo tempo na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processamento e análise dos dados coletados deram-se a partir da análise de conteúdo na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que o processo de inserção de homens pedagogos na Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental revela que há claramente uma divisão sexual do trabalho e de que a Pedagogia e o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos inicias do Ensino Fundamental ainda é um trabalho exercido majoritariamente por mulheres, e portanto, a presença desses corpos masculinos ainda é atravessada por estranhamentos, rejeição, violências, julgamentos e preconceitos. Entretanto, os resultados são expressivos ao mostrarem que esses homens também estão dispostos a combater esses preconceitos, transgredirem à norma e permanecerem no exercício da docência.
Abstract: The present work deals with the insertion of male pedagogues in the teaching of Early Childhood Education and the initial years of Elementary School. The main objective of the study is to understand the formation and insertion process of these professionals in these teaching stages. For this, we start from the research problem imbued in the following question: how do male pedagogues think about their insertion in Early Childhood Education teaching and in the early years of Elementary Education? In this direction, to give the study a theoretical basis, we base ourselves on authors such as Vianna (2013); Butter (2019; 2019; 2017); Silva (2014); Louro (2012; 2022); Demartini e Antunes, (1993); Vargas (2016); Fernandes (2019), among others. Considering the dimension of the theme, we adopted qualitative research, using field research and having exploratory and explanatory research as investigative paths. As data collection instruments and procedures, we adopted a script of questions, in which it was possible to carry out semi-structured interviews with four male educators who work or have worked for a long time in Early Childhood Education or in the early years of Elementary School. The processing and analysis of the collected data took place from the content analysis perspective of the thematic analysis proposed by Bardin (1977). From the results obtained, it was possible to verify that the insertion process of male educators in Early Childhood Education and the initial years of Elementary School reveals that there is clearly a sexual division of labor and that Pedagogy and teaching work in Early Childhood Education and in the years The beginning of Elementary School is still a job exercised mostly by women, and therefore, the presence of these male bodies is still crossed by estrangement, rejection, violence, judgments and prejudices. However, the results are expressive in showing that these men are also willing to fight these prejudices, transgress the norm and stay in the teaching profession.
Keywords: Formação docente
Educação infantil
Homens pedagogos
Formação de pedagogo
Gênero e educação
Pedagogo - ensino fundamental
Anos iniciais - ensino fundamental
Teacher training
Child education
Men pedagogues
Pedagogue training
Gender and education
Pedagogue - elementary school
Early years - elementary school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31445
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISMAEL ALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfIsmael Alves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023.646.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.