Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLINHARES, L. A.pt_BR
dc.creator.IDBANDEIRA, M. R. S.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7375566770904189pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579878378141638
dc.contributor.advisor1COSTA, Rubênia de Oliveira.
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, R. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790230556773806pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Johny Davyd Soares.
dc.contributor.referee1IDBARBOSA, J. D. S.pt_BR
dc.contributor.referee2PAMPLONA, Paulo Xavier.
dc.contributor.referee2IDPAMPLONA, P. X.pt_BR
dc.description.resumoNo decorrer da vida o ser humano precisa lidar com decisões financeiras que se não forem trabalhadas podem levar as pessoas a consumirem mais do que são capazes de arcar e assim comprometerem seu bem-estar atual e futuro. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a percepção de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública sobre a Educação Financeira e sua importância. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir da aplicação de questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, sendo este composto por treze perguntas que visavam identificar o comportamento financeiro dos respondentes. O público-alvo desta pesquisa foi dividido em dois grupos, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Concluiu-se a necessidade da ampliação de estudos acerca da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, sendo de grande necessidade e importância, visto que possibilitam o desenvolvimento do senso crítico e a reflexão dos jovens sobre sua vida financeira e a tomada de decisões assertivas, influenciando de forma indireta para o bem-estar econômico e social dos cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEducação financeira em uma Escola Pública no Município de Pombal, PB : que cidadãos estamos formando.pt_BR
dc.date.issued2023-06-26
dc.description.abstractThroughout life, human beings need to deal with financial decisions that, if not worked on can lead people to consume more than they are able to afford and thereby compromising their current and future well-being. Therefore, the objective of this research was identify the perception of elementary and high school students from a public school about Financial Education and its importance. To achieve this objective, the procedures methodological aspects were based on the application of a structured questionnaire as an instrument of data collection, which was composed of thirteen questions that aimed to identify the respondents' financial behavior. The target audience of this research was divided into two groups, students in the 6th year of Elementary School II and students in the 3rd year of High School. It was concluded that there is a need to expand studies on Financial Education with students High School and Elementary School, being of great need and importance, since enable the development of critical thinking and reflection by young people about their lives financial and assertive decision-making, indirectly influencing the well-being citizens' economic and social.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31447
dc.date.accessioned2023-08-15T17:07:49Z
dc.date.available2023-08-15
dc.date.available2023-08-15T17:07:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento Financeiropt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectBem-estar Econômico e Socialpt_BR
dc.subjectDecisões Assertivaspt_BR
dc.subjectFinancial planningpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectEconomic and Social Wellbeingpt_BR
dc.subjectAssertive Decisionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINHARES, Liana Arruda.
dc.creatorBANDEIRA, Maria Rita de Souza.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in a Public School in the Municipality of Pombal, PB: what citizens are we forming.pt_BR
dc.identifier.citationLINHARES, Liane Arruda. Educação financeira em uma Escola Pública no Município de Pombal, PB : que cidadãos estamos formando. 2023. 34fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liana A Linhares - Maria Rita de S Bandeira - TCC monografia Administração CCJS 2023.pdfLiane Arruda Linhares - Maria Rita de Souza Bandeira - TCC Administração CCJS 20231.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.