Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAIS, P. R. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6613992055636498pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA , Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. L. dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES , Hercília Maria.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo geral analisar a importância dos materiais didáticos no ensino fundamental I utilizando a psicogenética piagetiana como parâmetro. A pesquisa se justificou em razão da necessidade crescente de se implementar metodologias ativas e construtivas no processo de ensino-aprendizagem, o que culminou na relevância em investigar como as ferramentas de ensino são concebidas e empregadas pelos professores. O que motivou a realização desta investigação foi a possibilidade de proporcionar contribuições significativas na área da educação, acerca do pressuposto de que o uso dos recursos didáticos pedagógicos pode e deve ser planejado com base nas teorias da aprendizagem humana. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: quais são as contribuições da psicogenética para o uso otimizado dos materiais didáticos no ensino fundamental I? Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza quanti-qualitativa, do tipo exploratório. Foram utilizadas como fontes documentos escritos e recursos iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os referenciais teóricos que sustentaram esta investigação foram decorrentes das contribuições de Piaget (1999), Piletti (2004), Coll e Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008), Nunes e Silveira (2015), e Martins, Chirindza e Cuamba (2018). O contexto desta investigação envolveu o espaço de pesquisa de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental na cidade de São José de Piranhas, no estado da Paraíba. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: estabelecer uma relação entre a teoria psicogenética e o uso dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem; identificar quais são os recursos didáticos mais utilizados pelos professores do ensino fundamental I; e, compreender como os professores percebem a utilidade dos materiais didáticos em sua prática, enquanto correlacionam à teoria da psicogenética. Com esses propósitos foi possível constatar que: existe relação entre os conceitos e as proposições da teoria psicogenética com a finalidade do material didático; os critérios atribuídos pelos professores para um maior ou menor uso dos materiais didáticos são, além da quantidade desses recursos em disposição suficiente na escola e das características ou necessidades da turma, o posicionamento metodológico adotado por eles no planejamento e realização de suas aulas; e verificou-se por fim que os docentes compreendem a importância desses materiais no estimulo e auxilio do ensino, além de apontarem quais os graus de atividades pedagógicas desenvolvidas com esses recursos, mas ao refletirem sobre essa questão envolvendo a teoria de Piaget, apresentaram noções dispersas sobre como estes se interligam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagenética.pt_BR
dc.date.issued2023-06-16-
dc.description.abstractThe general objective of this monograph was to analyze the importance of didactic materials in primary education using Piagetian psychogenetics as a parameter. The research was justified by the growing need to implement active and constructive methodologies in the teaching-learning process, which culminated in the relevance of investigating how teaching tools are designed and used by teachers. What motivated this investigation was the possibility of providing significant contributions in the field of education, based on the assumption that the use of pedagogical didactic resources can and should be planned based on theories of human learning. In this research, we sought to answer the following problematizing question: what are the contributions of psychogenetics to the optimized use of didactic materials in primary education? We opted for the methodology of scientific research of a quantitative and qualitative nature, of the exploratory type. Written documents and iconography resources were used as sources, some already existing and others produced in the research process. The data collection instrument consisted of a questionnaire with open and closed questions. The theoretical references that supported this investigation resulted from the contributions of Piaget (1999), Piletti (2004), Coll and Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008), Nunes and Silveira (2015), and Martins, Chirindza and Cuamba (2018). The context of this investigation involved the research space of a Municipal School of Early Childhood Education and primary education in the city of São José de Piranhas, in the state of Paraíba. The expected results of this research were: establishing a relationship between psychogenetic theory and the use of didactic materials in the teaching-learning process; to identify which are the didactic resources most used by primary education teachers; and, to understand how teachers perceive the usefulness of didactic materials in their practice, while correlating them to psychogenetic theory. With these purposes it was possible to verify that: there is a relationship between the concepts and propositions of the psychogenetic theory with the purpose of the didactic material; the criteria assigned by teachers for a greater or lesser use of didactic materials are, in addition to the amount of these resources available at school and the characteristics or needs of the class, the methodological position adopted by them in planning and carrying out their classes; and it was finally verified that the teachers understand the importance of these materials in stimulating and helping teaching, in addition to pointing out the degrees of pedagogical activities developed with these resources, but when reflecting on this issue involving Piaget's theory, they presented dispersed notions about how they interconnect.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31454-
dc.date.accessioned2023-08-15T18:33:06Z-
dc.date.available2023-08-15-
dc.date.available2023-08-15T18:33:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPsicogenéticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola Municipal - São José de Piranhas - PBpt_BR
dc.subjectRecursos didáticos pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsino infantil - Município de São José de Piranhas - Paraíbapt_BR
dc.subjectRecursos iconográficospt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectPsychogeneticspt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectMunicipal School - São José de Piranhas - PBpt_BR
dc.subjectPedagogical Didactic Resourcespt_BR
dc.subjectKindergarten - Municipality of São José de Piranhas - Paraíbapt_BR
dc.subjectIconographic resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Paulo Ricardo Abreu.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of teaching materials in elementary school I: parameters of piagenetic psychogenetics.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Paulo Ricardo Abreu. O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagetiana. 2023. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO RICARDO ABREU MORAIS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfPaulo Ricardo Abreu Morais. Monografia Pedagogia CFP 2023.1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.