Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31454
Title: O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagenética.
Other Titles: The use of teaching materials in elementary school I: parameters of piagenetic psychogenetics.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Paulo Ricardo Abreu.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA , Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES , Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Psicologia educacional;Psicogenética;Material didático;Ensino fundamental;Escola Municipal - São José de Piranhas - PB;Recursos didáticos pedagógicos;Ensino infantil - Município de São José de Piranhas - Paraíba;Recursos iconográficos;Educational psychology;Psychogenetics;Courseware;Elementary School;Municipal School - São José de Piranhas - PB;Pedagogical Didactic Resources;Kindergarten - Municipality of São José de Piranhas - Paraíba;Iconographic resources
Issue Date: 16-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, Paulo Ricardo Abreu. O uso dos materiais didáticos no ensino fundamental I: parâmetros da psicogenética piagetiana. 2023. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia teve como objetivo geral analisar a importância dos materiais didáticos no ensino fundamental I utilizando a psicogenética piagetiana como parâmetro. A pesquisa se justificou em razão da necessidade crescente de se implementar metodologias ativas e construtivas no processo de ensino-aprendizagem, o que culminou na relevância em investigar como as ferramentas de ensino são concebidas e empregadas pelos professores. O que motivou a realização desta investigação foi a possibilidade de proporcionar contribuições significativas na área da educação, acerca do pressuposto de que o uso dos recursos didáticos pedagógicos pode e deve ser planejado com base nas teorias da aprendizagem humana. Nesta pesquisa buscou-se responder a seguinte questão problematizadora: quais são as contribuições da psicogenética para o uso otimizado dos materiais didáticos no ensino fundamental I? Optou-se pela metodologia da pesquisa científica de natureza quanti-qualitativa, do tipo exploratório. Foram utilizadas como fontes documentos escritos e recursos iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os referenciais teóricos que sustentaram esta investigação foram decorrentes das contribuições de Piaget (1999), Piletti (2004), Coll e Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008), Nunes e Silveira (2015), e Martins, Chirindza e Cuamba (2018). O contexto desta investigação envolveu o espaço de pesquisa de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental na cidade de São José de Piranhas, no estado da Paraíba. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: estabelecer uma relação entre a teoria psicogenética e o uso dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem; identificar quais são os recursos didáticos mais utilizados pelos professores do ensino fundamental I; e, compreender como os professores percebem a utilidade dos materiais didáticos em sua prática, enquanto correlacionam à teoria da psicogenética. Com esses propósitos foi possível constatar que: existe relação entre os conceitos e as proposições da teoria psicogenética com a finalidade do material didático; os critérios atribuídos pelos professores para um maior ou menor uso dos materiais didáticos são, além da quantidade desses recursos em disposição suficiente na escola e das características ou necessidades da turma, o posicionamento metodológico adotado por eles no planejamento e realização de suas aulas; e verificou-se por fim que os docentes compreendem a importância desses materiais no estimulo e auxilio do ensino, além de apontarem quais os graus de atividades pedagógicas desenvolvidas com esses recursos, mas ao refletirem sobre essa questão envolvendo a teoria de Piaget, apresentaram noções dispersas sobre como estes se interligam.
Abstract: The general objective of this monograph was to analyze the importance of didactic materials in primary education using Piagetian psychogenetics as a parameter. The research was justified by the growing need to implement active and constructive methodologies in the teaching-learning process, which culminated in the relevance of investigating how teaching tools are designed and used by teachers. What motivated this investigation was the possibility of providing significant contributions in the field of education, based on the assumption that the use of pedagogical didactic resources can and should be planned based on theories of human learning. In this research, we sought to answer the following problematizing question: what are the contributions of psychogenetics to the optimized use of didactic materials in primary education? We opted for the methodology of scientific research of a quantitative and qualitative nature, of the exploratory type. Written documents and iconography resources were used as sources, some already existing and others produced in the research process. The data collection instrument consisted of a questionnaire with open and closed questions. The theoretical references that supported this investigation resulted from the contributions of Piaget (1999), Piletti (2004), Coll and Martí (2007), S. Ferreira (2007), Freitas (2007), Goulart (2008), Nunes and Silveira (2015), and Martins, Chirindza and Cuamba (2018). The context of this investigation involved the research space of a Municipal School of Early Childhood Education and primary education in the city of São José de Piranhas, in the state of Paraíba. The expected results of this research were: establishing a relationship between psychogenetic theory and the use of didactic materials in the teaching-learning process; to identify which are the didactic resources most used by primary education teachers; and, to understand how teachers perceive the usefulness of didactic materials in their practice, while correlating them to psychogenetic theory. With these purposes it was possible to verify that: there is a relationship between the concepts and propositions of the psychogenetic theory with the purpose of the didactic material; the criteria assigned by teachers for a greater or lesser use of didactic materials are, in addition to the amount of these resources available at school and the characteristics or needs of the class, the methodological position adopted by them in planning and carrying out their classes; and it was finally verified that the teachers understand the importance of these materials in stimulating and helping teaching, in addition to pointing out the degrees of pedagogical activities developed with these resources, but when reflecting on this issue involving Piaget's theory, they presented dispersed notions about how they interconnect.
Keywords: Psicologia educacional
Psicogenética
Material didático
Ensino fundamental
Escola Municipal - São José de Piranhas - PB
Recursos didáticos pedagógicos
Ensino infantil - Município de São José de Piranhas - Paraíba
Recursos iconográficos
Educational psychology
Psychogenetics
Courseware
Elementary School
Municipal School - São José de Piranhas - PB
Pedagogical Didactic Resources
Kindergarten - Municipality of São José de Piranhas - Paraíba
Iconographic resources
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31454
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO RICARDO ABREU MORAIS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfPaulo Ricardo Abreu Morais. Monografia Pedagogia CFP 2023.1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.