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Title: Uma metodologia para alocação de paradas de ônibus em pontos viáveis.
Other Titles: A methodology for allocating bus stops at viable points.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Robert Kalley Cavalcanti de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SEIP, Ulrich.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEAL, José Eugênio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Moacir Guilhermino da.
Issue Date: Jan-1981
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, Robert Kalley Cavalcanti de. Uma metodologia para alocação de paradas de ônibus em pontos viáveis. 1981. 101f. Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Ca(Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em mpus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1981.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo trata da alocação de paradas de ônibus de uma linha urbana. 0 modelo baseia-se nos seguintes dados: a) - extensão da linha b) - seleção de distância mínimas e máximas entre paradas sucessivas c) - pontos de demanda na linha com as respectivas demandas d) - número de vezes que os ônibus percorrem a linha diariamente e) - velocidade média de um ônibus no tráfego urbano sem considerar as paradas f ) - tempo médio de aceleração e desaceleração dos ônibus g) - velocidade média de um pedestre h) - tempo médio de embarque e desembarque de usuários. A linha é dividida em segmentos com base em paradas fixas, definidas pelas interseções com outras linhas ou pela existência de pontos estratégicos. Sobre cada segmento são aplicados algoritmos afim de se obter :a) - Uma minimização relacionada as distâncias percorridas a pé por todos os usuários nos segmentos, para cada número de paradas que satisfaz as restrições de distâncias máximas e mínimas. b) - Entre estas soluções é escolhida como solução ótima aquela que minimiza o tempo total de todas as viagens no segmento por dia. Os resultados de cada segmento finalmente constituem o resultado global.
Abstract: This study deals with the allocation of bus stops of an urban line. The model is based on the following data: a) - line extension b) - selection of minimum and maximum distance between successive stops c) - demand points in line with respective demands d) - number of times buses travel daily line e) - average speed of a bus in urban traffic without considering stops f) - average time of bus acceleration and deceleration g) - average speed of a pedestrian h) - average time of loading and unloading of users. The line is divided into segments based on fixed stops, defined by intersections with other lines or by the existence of strategic points. On each segment, algorithms are applied in order to obtain: a) A minimization related to the distances covered by all users in the segments, for each number of stops that satisfies the restrictions of maximum and minimum distances. b) - Among these solutions is chosen as optimal solution that minimizes the total time of all trips in the segment per day. The results of each segment finally constitute the overall result.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3147
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