Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31471
Title: Importância da afetividade no ensino fundamental.
Other Titles: Importance of affectivity in elementary school.
???metadata.dc.creator???: MOURÃO, Raquel Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES , Hercília Maria.
Keywords: Afetividade docente - ambiente escolar;Escolas municipais de Cajazeiras-Paraíba;Ensino fundamental;Problemas de aprendizagem;Ambiente escolar;Relação professor-aluno;Teaching affectivity - school environment;Municipal schools of Cajazeiras-Paraíba;Elementary School;learning problems;School environment;teacher-student relationship
Issue Date: 16-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURÃO,Raquel Santos. Importância da afetividade no ensino fundamental. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como tema a “afetividade relacionada ao ambiente escolar”. A afetividade é uma dimensão que vem sendo cada vez mais discutida e colocada em prática por professores que consideram que ela pode favorecer positivamente à aprendizagem dos alunos e às relações na sala de aula do ambiente escolar. Tem como objetivo geral compreender como a afetividade docente contribui para identificar, encaminhar e solucionar problemas de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na qual os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Como instrumento de coleta de dados, foi elaborado um questionário, contendo questões sociodemográficas que possibilitaram conhecer o perfil dos participantes e cinco questões abertas para conhecer as ideias que os educadores possuem sobre o tema. Participaram da pesquisa dez professores de três escolas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está fundamentado em autores como Wallon (2008); Antunes (2008); Dantas (1992) Vygotsky (1998); Barbosa (2020); Freire (1996), dentre outros. A partir da análise de dados, o que se pode constatar é que a opinião dos professores em relação à afetividade é que ela é uma dimensão muito importante para a aprendizagem, pois a partir dos sentimentos afetivos, é possível estabelecer uma conexão mais próxima entre professor e aluno, o que pode vir facilitar a identificação de problemas de aprendizagem, a afetividade também pode desenvolver no aluno sentimentos de segurança e autonomia e possibilita a criação de metodologias adequadas e mais prazerosas.
Abstract: This research focuses on "affection related to the school environment". Affection is a dimension that has been increasingly discussed and implemented by teachers who believe that it can positively influence students' learning and relationships in the classroom within the school environment. The general objective is to understand how teacher affection contributes to identifying, addressing, and solving learning problems in elementary school students. To achieve this goal, qualitative exploratory research was conducted, in which data were analyzed using the analysis technique. A questionnaire was developed as the data collection instrument, containing sociodemographic questions to understand the participants' profiles and five openended questions to explore educators' ideas about the topic. Ten teachers from three municipal schools in the city of Cajazeiras-PB, working in the early years of elementary education, participated in the research. The theoretical framework is based on authors such as Wallon (2008), Antunes (2008), Dantas (1992), Vygotsky (1998), Barbosa (2020), Freire (1996), among others. From the data analysis, it can be observed that teachers' opinion regarding affection is that it is a crucial dimension for learning. Through emotional feelings, a closer connection can be established between the teacher and the student, which can facilitate the identification of learning problems. Affection can also develop feelings of security and autonomy in students, and enable the creation of appropriate and more enjoyable methodologies.
Keywords: Afetividade docente - ambiente escolar
Escolas municipais de Cajazeiras-Paraíba
Ensino fundamental
Problemas de aprendizagem
Ambiente escolar
Relação professor-aluno
Teaching affectivity - school environment
Municipal schools of Cajazeiras-Paraíba
Elementary School
learning problems
School environment
teacher-student relationship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31471
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL SANTOS MOURÃO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfRaquel Santos Mourão. Monografia Pedagogia. CFP 2023. 887.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.