Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31472
Title: Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações.
Other Titles: Digital technologies applied to Science Teaching: existing resources and application possibilities.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Vinicius Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Everton Vieira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOPES, Wiama de Jesis Freitas.
Keywords: Ensino de ciências - tecnologias digitais;Recursos tecnológicos- Educação;Prática de ensino – recursos tecnológicos;Processo educativo em ciências;Ciências – prática de ensino;Science teaching - digital technologies;Technological resources- Education;Teaching practice - technological resources;Process science education;Sciences – teaching practice
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Vinicius Ferreira de. Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências: recursos existentes e possibilidades de aplicações. 2023. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta apontamentos importantes acerca da relação entre as tecnologias digitais e o ensino de ciências, considerando os recursos digitais como um facilitador do processo educativo, pois o seu uso possibilita a construção de uma aula mais dinâmica e interativa. Desse modo esse estudo tem como objetivo geral identificar o uso e a aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de ciências, tendo como objetivos específicos demostrar as possibilidades de uso de recursos tecnológicos pelo professor; incentivar um ensino de ciências mais dinâmico e diversificado e promover uma reflexão sobre a importância das tecnologias digitais para uma prática educativa mais inovadora no ensino de ciências. A partir de uma pesquisa realizada nos bancos de dados Scielo e google acadêmico buscou-se por trabalhos que abordassem a temática em um contexto mais atual, visto que a tecnologia assim como o processo educativo se encontra em constante mudança. Com isso foi feita uma sequência didática com a finalidade de oferecer sugestões de atividades utilizando a tecnologia, onde em cada aula se utilizaria algum recurso tecnológico para trabalhar os conteúdos. Nesse sentido, a tecnologia se torna um recurso didático muito importante para o ensino de ciências, visto que a partir do seu uso o docente pode planejar uma estrutura de aula mais instigante e diversificada, permitindo com que o aluno seja protagonista dentro do processo de ensino. Aponta-se que ainda tem muito a se avançar em relação ao uso da tecnologia na educação, ainda mais se considerarmos que nem todas as escolas possuem recursos como computadores, internet, data show ou qualquer aparelho semelhante para ser utilizado em sala de aula. Porém, a partir desse trabalho foi possível perceber que mesmo existindo algumas limitações a tecnologia ainda se encontra presente nas escolas, que mesmo não tendo todo suporte necessário buscam trabalhar com esse recurso com o que tem em mãos para assim melhorar o processo de ensino.
Abstract: The present work presents important notes about the relationship between digital technologies and science teaching, considering digital resources as a facilitator of the educational process, because their use enables the construction of a more dynamic and interactive class. Thus, this study aims to identify the use and applicability of digital technologies in science teaching, and has as specific objectives to demonstrate the possibilities of use of technological resources by the teacher; to encourage a more dynamic and diverse science teaching, and to promote a reflection on the importance of digital technologies for a more innovative educational practice in science teaching. From a search in the Scielo and Google Academic databases, we looked for works that approached the theme in a more current context, since technology and the educational process are constantly changing. With this, a didactic sequence was made with the purpose of offering suggestions of activities using technology, where in each class some technological resource would be used to work on the contents. In this sense, technology becomes a very important didactic resource for science teaching, since through its use the teacher can plan a more instigating and diversified class structure, allowing the student to be the protagonist in the teaching process. It is pointed out that there is still much to advance in relation to the use of technology in education, especially considering that not all schools have resources such as computers, internet, data show, or any similar device to be used in the classroom. However, from this work it was possible to realize that even though there are some limitations, technology is still present in schools, which, even without all the necessary support, seek to work with this resource with what they have at hand to improve the teaching process.
Keywords: Ensino de ciências - tecnologias digitais
Recursos tecnológicos- Educação
Prática de ensino – recursos tecnológicos
Processo educativo em ciências
Ciências – prática de ensino
Science teaching - digital technologies
Technological resources- Education
Teaching practice - technological resources
Process science education
Sciences – teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31472
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS FERREIRA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfVinicius Ferreira de Souza. Monografia Pedagogia.CFP 2023.650.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.