Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31476
Title: Os operadores argumentativos de contraposição nas redações nota 1000 do ENEM 2021: estratégias de argumentatividade.
Other Titles: Contraposition argumentative operators in ENEM 2021 grade 1000 essays: argumentative strategies.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Maria Alanaíza Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Maria Vanice Lacerda de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Erik Viana Carlos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Linguística textual;Operadores argumentativos;Redação - Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM;Estratégias discursivas;Redações nota 1000 - ENEM - 2021;Estratégias de argumentatividades;Produção textual;Textual linguistics;Argumentative operators;Writing - National High School Examination - ENEM;Discursive strategies;Essays note 1000 - ENEM - 2021;Argumentation strategies;Text production
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Maria Alanaíza Gomes da. Os operadores argumentativos de contraposição nas redações nota 1000 do ENEM 2021: estratégias de argumentratividade. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos diferentes contextos interacionais, em conversas cotidianas ou em situações mais formais, a linguagem é usada para expressar intenções, uma vez que os itens linguísticos escolhidos pelo falante imprimem seus pontos de vista e posicionamentos. Isso significa dizer que nas escolhas linguísticas são empregados elementos que revelam a argumentatividade dos discursos, dentre esses elementos, destacamos os operadores argumentativos que se encontram presentes na materialidade do texto. À vista disso, no presente estudo, abordamos o funcionamento dos operadores argumentativos de contraposição MAS, presentes na redação dissertativa-argumentativa, que atualmente corresponde a uma das etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Logo, o estudo tem como objetivo geral investigar os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos operadores argumentativos de contraposição na construção da contra-argumentação, nas redações nota 1000 do ENEM 2021. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa está fundamentada nos estudos de Koch (2011, 2021) com os principais pontos relacionados à linguagem e argumentatividade; nas discussões de Bakhtin (1997) e seu Círculo, acerca dos gêneros textuais/discursivos; bem como nos esclarecimentos de Marcuschi (2002, 2008) e Antunes (2009) a respeito do texto e dos critérios de textualidade; além dos estudos de outros pesquisadores que foram pertinentes a esta investigação. A pesquisa apresenta uma metodologia descritivo-interpretativista, pois descreve e interpreta os efeitos de sentido gerados pelo uso de operadores argumentativos de contraposição. A análise indica que o domínio dessas estratégias iscursivas, dos operadores argumentativos, é indispensável tanto para atender à estrutura do gênero redação quanto para deixar marcado o posicionamento, a subjetividade do sujeito-autor. Além disso, conduz o leitor para os objetivos pretendidos na defesa dos fatos apresentados, uma vez que grande parte da força argumentativa do texto está na dependência dessas marcas linguísticas.
Abstract: In different interactional contexts, in everyday conversations or in more formal situations, language is used to express intentions, since the linguistic items chosen by the speaker imprint his/her points of view and positions. This means that the linguistic choices employ elements that reveal the argumentativity of discourses, and among these elements, we highlight the argumentative operators that are present in the materiality of the text. In view of this, in this study we address the operation of the argumentative operators of counterposition BUT, present in the argumentative essay, which currently corresponds to one of the stages of the National High School Exam (ENEM). Therefore, the general objective of this study is to investigate the effects of meaning produced by the use of the counterposition argumentative operators in the construction of the counterargumentation, in the 1000 grade essays of ENEM 2021. To achieve this goal, the research is based on the studies of Koch (2011, 2021) with the main points related to language and argumentativity; the discussions of Bakhtin (1997) and his circle, about textual/discursive genres; as well as the clarifications of Marcuschi (2002, 2008) and Antunes (2009) regarding the criteria of textuality; and the studies of other researchers who were relevant to this investigation. The research presents a descriptive-interpretativist methodology, as it describes and interprets the effects of meaning generated by the use of argumentative operators of counterposition. The analysis indicates that the domain of these discursive strategies, of the argumentative operators, is indispensable both to meet the structure of the writing genre and to mark the positioning, the subjectivity of the subject-author. Moreover, it leads the reader to the intended objectives in the defense of the facts presented, since much of the argumentative power of the text is dependent on these linguistic marks.
Keywords: Linguística textual
Operadores argumentativos
Redação - Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Estratégias discursivas
Redações nota 1000 - ENEM - 2021
Estratégias de argumentatividades
Produção textual
Textual linguistics
Argumentative operators
Writing - National High School Examination - ENEM
Discursive strategies
Essays note 1000 - ENEM - 2021
Argumentation strategies
Text production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31476
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ALANAÍZA GOMES DE ALMEIDA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA CFP 2023 (2).pdfMaria Alanaìza Gomes de Almeida. Monografia Letras- Língua Portuguesa. CFP 2023.1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.