Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleInteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThe change frantic attacking the business environment does not allow executives to choose only from experience and insight, without the existence of reliable information. Accordingly, the moderns information systems enable the collection and processing of data in order to meet the continuing demand for information in timely and quality. This research aimed to examine to what extent the marketing information systems contributes to organizational success. The types of research were carried out the exploratory and descriptive. The unit of analysis was the executives of high or medium level. The universe of 104 companies involved carrying large, medium and small sectores of the service and trade, all located in the city of Campina Grande. The sample was census. For the data collection was used to interview in depth. The approach of the data involved the qualitative and quantitative perspective. Among the main results: there is a better infrastructure of information systems in enterprises of trade comparing to the ones services; there is bit support in the promotion mix; promotion and sucess was correlation; and consensus between the companies, the dynamics of the market. The main conclusion was the existence of correlation between the performance of the marketing information system and organizational success.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500-
dc.date.accessioned2023-08-18T23:16:06Z-
dc.date.available2023-08-18-
dc.date.available2023-08-18T23:16:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectMarketing - sistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectSucesso organizacionalpt_BR
dc.subjectSistema de informação de marketingpt_BR
dc.subjectInformation systemspt_BR
dc.subjectMarketing - information systemspt_BR
dc.subjectOrganizational successpt_BR
dc.subjectMarketing information systempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Rafael Patrício.-
dc.creatorCAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfInteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. - Anais CIC UFCG 2009896.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.