Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31502
Title: O ensino de geografia na perspectiva da educação do campo: avanços e retrocessos.
Other Titles: Geography teaching from the perspective of rural education: advances and setbacks.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ana Catarina Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA , Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Micaele Amancio da.
Keywords: Educação do campo;Ensino de geografia;PNLD;Gcografia - ensino fundamental I;Política educacional;Geografia no campo;Countryside education;Geography teaching;Geography - elementary school I;Educational politics
Issue Date: 29-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ana Catarina Pereira da. O ensino de geografia na perspectiva da educação do campo: avanços e retrocessos. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é um exercício de análise epistemológica sobre as relações entre o ensino de Geografia e a Educação do Campo. Discutir essa relação se faz muito necessário, pois a Geografia nas escolas do campo é fundamental para desenvolver o senso crítico e reflexivo dos alunos, e um modo de lutar por mais e melhores políticas para esse espaço e para essa população. De modo que objetivo geral da pesquisa é analisar as especificidades da Educação do Campo na relação com o Ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental I. A metodologia da pesquisa foi o levantamento bibliográfico, análise de documentos oficiais e análise de dados secundários pertinentes a pesquisa. Esta pesquisa pretende contribuir com o ensino de Geografia no campo e com o aprimoramento dos professores que de algum modo trabalhem com a Geografia. Conclui-se depois de um breve histórico sobre a Educação do Campo no Brasil que a partir dos movimentos sociais, algumas conquistas legalizadas foram alcançadas, tendo direitos adquiridos, mas que não são garantidos, pois ações governamentais podem cancelar as políticas públicas deliberadamente, como muitas políticas sociais e educacionais.
Abstract: The present work is an exercise of epistemological analysis on the relationship between the teaching of Geography and Rural Education. Discussing this relationship is very necessary, as Geography in rural schools is essential to develop students' critical and reflective sense, and a way to fight for more and better policies for this space and for this population. So the general objective of the research is to analyze the specificities of Rural Education in relation to the Teaching of Geography in the final years of Elementary School I. The research methodology was a bibliographic survey, analysis of official documents and analysis of secondary data relevant to the research. This research aims to contribute to the teaching of Geography in the field and to the improvement of teachers who somehow work with Geography. It is concluded after a brief history of Rural Education in Brazil that from social movements, some legalized achievements were achieved, with acquired rights, but which are not guaranteed, since government actions can deliberately cancel public policies, as many social and educational policies.
Keywords: Educação do campo
Ensino de geografia
PNLD
Gcografia - ensino fundamental I
Política educacional
Geografia no campo
Countryside education
Geography teaching
Geography - elementary school I
Educational politics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31502
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CATARINA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdf Ana Catarina Pereira da Silva. Monografia Geografia. CFP 2023.671.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.