Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs empresas atuais encaram uma nova realidade ambiental de competição, na qual inovações e mudanças surgem rapidamente. As empresas necessitam hoje mais do que nunca, manter “olhos” e “ouvidos” em alerta com o propósito de estar em sintonia com o ambiente e detectar a oportunidade da vez. A inteligência competitiva, é uma valiosa ferramenta que se baseia na captura, compilação e análise de informações com o objetivo de gerar conhecimento ainda não explicito, pode ser de grande significância empresarial nesse momento. O objetivo desse trabalho foi avaliar até que ponto a inteligência competitiva contribui para o sucesso organizacional nas empresas de comércio e serviço de Campina Grande. Para tal foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. O foco de estudo foi a opinião dos dirigentes da área de marketing, dos gerentes da área de vendas ou dos principais dirigentes das organizações. O universo foi de 104 empresas e a amostra censitária foi representada por 69 delas. Como resultado, se obteve que as empresas estão desempenhando alto nível de inteligência competitiva, porém com menor esforço quanto às informações sobre os clientes e com maior ênfase em aspectos sobre o mercado. A alta competitividade foi constatada, assim como o alto nível de práticas de espionagem no ambiente empresarial. A inteligência competitiva apresentou média relevante e relacionamento positivo e significativo com o sucesso organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleInteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThe current companies face a new reality competition environment in which innovations and changes occur quickly. Nowadays the businesses need to keep their "eyes" and "ears" on alert in order to be in harmony with the environment and detect the opportunities. The competitive intelligence is a valuable tool that is based on gathering and analyzing information as the aim of create a competitive knowledge that could be a huge differential business at this moment. The study aim was analyze the competitive intelligence level as a business performance support in trade and service businesses of Campina Grande. Was used the descriptive and exploratory methods. The information gathering technique was the interview. The study target was the opinion of leaders that work in the marketing area, the sales managers or the major business directors. The universe was composed by 104 companies and the sample census was represented by 69 of them. As a result, it was found that companies are practicing high level of competitive intelligence, however with less effort on information about customers and greater emphasis on market behaviors. The high level of competitiveness was verified as well as the high intensity of espionage practices in the business environment. The competitive intelligence average presented was relevant and also was find a major and positive relationship with business performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503-
dc.date.accessioned2023-08-21T12:14:17Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T12:14:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectCompetitividade e informaçãopt_BR
dc.subjectSucesso organizacionalpt_BR
dc.subjectMarketing e inteligência competitivapt_BR
dc.subjectCompetitive intelligencept_BR
dc.subjectCompetitiveness and informationpt_BR
dc.subjectOrganizational successpt_BR
dc.subjectMarketing and competitive intelligencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do.-
dc.creatorCAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive intelligence and marketing as a business performance support: the competitive intelligence perspective.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING COMO SUPORTE DE APOIO - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfInteligência competitiva e marketing como suporte de apoio - ANAIS CIC-UFCG 2009533.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.