Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31505
Title: A representação social do desenvolvimento humano na velhice: a perspectiva de estudantes-adolescentes da escola pública.
Other Titles: The social representation of human development in old age: the perspective of adolescents-students of public school.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Mariana Izidoro do.
MEDEIROS, Ivan Ucella Dantas de.
DUARTE, Joana Camila Melo.
LIRA, André Augusto Diniz.
Keywords: Representação social;Velhice;Envelhecimento;Estudantes do ensino médio;Desenvolvimento humano;Social representation;Old age;Aging;High school students;Human development
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Mariana Izidoro do; MEDEIROS, Ivan Ucella Dantas de; DUARTE, Joana Camila Melo; LIRA, André Augusto Diniz. A representação social do desenvolvimento humano na velhice: a perspectiva de estudantes-adolescentes da escola pública. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31505
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a representação social do desenvolvimento humano na velhice, construída por adolescentes, estudantes do ensino médio público da cidade de Campina Grande - PB. Os dados foram coletados em duas escolas públicas e produzidos por meio de um questionário aplicado em uma amostra de 172 adolescentes e depois aplicado também o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM) a uma sub-amostra deste grupo (44%). A análise foi realizada de acordo com a estatística descritiva, multidimensional, não-paramétrica e a análise de conteúdo categorial. Os dados refletem uma polarização da estrutura da representação do desenvolvimento humano na velhice, destacam-se, na polarização positiva, (a) os ganhos cognitivos, (b) o suporte afetivo-familiar e (c) o direito conquistado (através da aposentadoria); na polarização negativa, têm-se (d) as perdas físicas e os danos psicossociais. Os dados sugerem também uma mudança paulatina nessa representação social, uma vez que começa a se evidenciar uma perspectiva mais positiva para com a velhice (Pesquisa financiada pelo CNPq/PIBIC).
Abstract: The main aim of this research was to analyze the social representation of human development in old age, constructed by adolescents-students of two public high schools in Campina Grande - PB. Collected data was produced by a questionnaire applied in a sample of 172 adolescents and after submitting a sub-sample of this group (44%) to the process of Multiple Classification Procedures (MCP). The analysis of data was done according to the descriptive statistics, multidimensional, non-parametric statistical procedures and the Category Content Analysis. The data reflect a polarization of the structure of representation of human development in old age. What are highly noticeable in positive polarization are (a) the cognitive gains, (b) emotional family support and (c) the acquired rights (through retirement); in the negative polarization there is (d) physical and psychosocial damage. The data also suggest a gradual change in social representation, since it starts to show a more positive perspective towards old age (Research funded by CNPq/PIBIC).
Keywords: Representação social
Velhice
Envelhecimento
Estudantes do ensino médio
Desenvolvimento humano
Social representation
Old age
Aging
High school students
Human development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31505
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA VELHICE - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfA representação social do desenvolvimento humano na velhice - ANAIS CIC-UFCG 2009.526.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.