Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoCom as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleInteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractWith the growing changes and transformations in the globalized world, companies see the need to improve and develop their assets and skills in the market. This includes the need for guidance to the market and higher levels of satisfaction to consumers. In face it, the effectiveness of marketing is a need for support in setting up a competitive position. This study aimed to examine to what extent the business marketing is effective. For this we used an exploratory and descriptive methodology. The focus of the research was to small, medium and large enterprises in the trade sectors and service sectors, developed through a sample census. The technique of data collection was the interview with quantitative and qualitative approaches. In general, the effectiveness of marketing presented a positive and significant relationship with business success. Thus, only the indicator of integrated marketing organization showed medium level of performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510-
dc.date.accessioned2023-08-21T15:54:57Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T15:54:57Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEficácia de marketingpt_BR
dc.subjectSucesso organizacionalpt_BR
dc.subjectComércio e serviçospt_BR
dc.subjectMarketing effectivenesspt_BR
dc.subjectOrganizational successpt_BR
dc.subjectTrade and servicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Leissa Wana Alves de.-
dc.creatorCAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCompetitive intelligence and marketing as business performance support: the competitive marketing effectiveness.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING COMO SUPORTE DE APOIO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfInteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. - Anais CIC UFCG 2009681.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.