Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
Title: Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.
Other Titles: Reading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.
ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Leitura;Ensino de leitura;Formação continuada de professores;Estratégias de leitura;Formação de leitores;Interação;Reading;Reading teaching;Continuing teacher training;Reading strategies;Reader training;Interaction
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc.
Abstract: This work presents our yearlong experiences with PIBIC-UFCG Project (2008-2009) on Reading, Teaching education and its implications in Teaching Practices. The main objective of the research was to discuss and analyze reading and textual comprehension strategies with public school teachers in the municipality of Campina Grande (PB), aiming to provide them with tools to work with reading in their classrooms, based on an interactionist perspective of language. To achieve this objective, we carried out monthly sessions with 08 (eight) fundamental education teachers aiming to verify the implications of teaching practices of reading to instruct reader/students. Also, we observed and analyzed 20 hours of reading class given by the teachers who elaborated reading strategies on their own. The results of the research were satisfactory due to the fact that 85% of the strategies elaborated by those teachers as well as the classes they gave were considered to be productive, leading the students to engage effectively in discussions of texts by using inferences, hypotheses, etc.
Keywords: Leitura
Ensino de leitura
Formação continuada de professores
Estratégias de leitura
Formação de leitores
Interação
Reading
Reading teaching
Continuing teacher training
Reading strategies
Reader training
Interaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE LEITURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfEnsino de leitura e formação continuada de professores - ANAIS CIC-UFCG 2009720.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.