Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as experiências vividas durante um ano de vigência do Projeto PIBIC – UFCG ( 2008-2009) intitulado Leitura, formação docente e implicações nas práticas de Ensino. O objetivo principal da pesquisa foi discutir e analisar estratégias de leitura e de compreensão textual com professores de escolas púbicas da cidade de Campina Grande (PB), a fim de subsidiá-los a trabalharem a leitura, em sala de aula, dentro de uma perspectiva interacionista de linguagem. Para a execução de tal objetivo foram realizados encontros mensais com 08 (oito) professores do Ensino Fundamental, com o intuito de perceber as implicações das práticas de ensino de leitura para a formação do aluno-leitor. Foram também elaboradas estratégias de leitura pelos próprios docentes e, além disso, foram observadas e analisadas 20 horas-aulas de leitura ministradas por eles. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, uma vez que 85% das estratégias de leitura elaboradas pelos docentes e das aulas ministradas por eles foram consideradas produtivas, propiciando, aos discentes, a participação efetiva nas discussões dos textos, o uso de inferências, levantamento de hipóteses, etc.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleEnsino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis work presents our yearlong experiences with PIBIC-UFCG Project (2008-2009) on Reading, Teaching education and its implications in Teaching Practices. The main objective of the research was to discuss and analyze reading and textual comprehension strategies with public school teachers in the municipality of Campina Grande (PB), aiming to provide them with tools to work with reading in their classrooms, based on an interactionist perspective of language. To achieve this objective, we carried out monthly sessions with 08 (eight) fundamental education teachers aiming to verify the implications of teaching practices of reading to instruct reader/students. Also, we observed and analyzed 20 hours of reading class given by the teachers who elaborated reading strategies on their own. The results of the research were satisfactory due to the fact that 85% of the strategies elaborated by those teachers as well as the classes they gave were considered to be productive, leading the students to engage effectively in discussions of texts by using inferences, hypotheses, etc.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514-
dc.date.accessioned2023-08-21T17:31:54Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T17:31:54Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos.-
dc.creatorALVES, Maria de Fátima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading teaching and continuing education of public school teachers in the municipality of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Cintia Rodrigues Gomes dos; ALVES, Maria de Fátima. Ensino de leitura e formação continuada de professores de escolas públicas da cidade de Campina Grande. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31514pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE LEITURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfEnsino de leitura e formação continuada de professores - ANAIS CIC-UFCG 2009720.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.