Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31515
Title: Letramento digital: práticas educativas e colaborativas.
Other Titles: Literacy digital: educatives and colaboratives practices.
???metadata.dc.creator???: ASSIS, Lorena Guimarães.
ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
Keywords: Letramento digital;Práticas educativas;Inclusão digital;Digital literacy;Educational practices;Digital inclusion
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ASSIS, Lorena Guimarães; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Letramento digital: práticas educativas e colaborativas. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31515
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de letramento digital de alunos de uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande-PB, visando compreender os problemas relacionados a esse processo, bem como buscar subsídios para a idealização de práticas condizentes com a realidade dos educandos. Assim, consiste na análise de situações educativas que possibilitaram práticas letradas digitais da contemporaneidade, em vista das tecnologias disponíveis. Participaram 41 alunos do 2° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual da Prata, dentre esses, 22 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com idade média entre 16 e 21 anos. A análise dos dados revela a constituição de um letramento digital múltiplo e muldimensional, ratificando estudos na área (BUZATO, 2007; ROJO, 2009, COSCARELLI e RIBEIRO, 2007). Assim, constatamos que se trata de um processo que se configura: a) nas práticas letradas digitais, demonstradas pelo que os alunos sabem e o que usam; b) na produção e uso de outras linguagens, caso da produção de blogs e slides; c) numa rede de outros letramentos que se entrelaçam e, por fim, d) numa oportunidade de formação de valores humanos. Ser letrado digital é ser cidadão/cidadã na contemporaneidade e a escola tem o dever de oferecer essa educação na direção de uma inclusão digital/social.
Abstract: This study aims to reflect on the process of digital literacy of students at a public school in Campina Grande – PB. Its objective is to understand problems about this process and seek grants for the idealization of practices consistent with reality of learners. So, is the analysis of educational situations that allowed you type in contemporary practice, in view of available technologies. 41 students attended the 2nd year of high school, Elpídio de Almeida school among these, 22 females and 19 males with average age between 16 and 21 years. The data analysis shows the formation of a digital literacy and multiple muldimensional, confirming studies in the area (BUZATO, 2007; ROJO, 2009, and COSCARELLI RIBEIRO, 2007). Thus, we see that this is a process that sets: a) you type in practice, demonstrated by the students know and using b) the production and use of other languages, if the blog’s production, c) a network other literacy that intertwine and finally, d) an opportunity of formation of human values. To be digital literate is to be citizen the contemporary and the school shold to offer such education toward inclusion of a digital/social.
Keywords: Letramento digital
Práticas educativas
Inclusão digital
Digital literacy
Educational practices
Digital inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31515
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO DIGITAL - PRÁTICAS EDUCATIVAS E COLABORATIVAS - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfLetramento digital: práticas educativas e colaborativas. - Anais CIC UFCG 2009823.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.