Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO projeto de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo buscar compreender como os educadores trabalham no sentido do letramento, ampliando suas competências enciclopédicas e lingüístico – textual, e assim, determinar as interferências positivas ou não perceptíveis no contexto de ensino e aprendizagem da língua materna. A partir dos textos selecionados, tomados como suportes teóricos para a nossa proposta de investigação e dos dados coletados mediante a aplicação de questionários, pretendemos perceber o trabalho dos professores de língua materna no tocante o ensino da sintaxe e da relação entre letramento e as concepções de leitura e escrita dos mesmos e, consequentemente, as implicações do letramento e as múltiplas competências para a prática docente. Tendo em vista as mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas, aprender a ler e escrever implica não apenas o conhecimento de letras e do modo de decodificá-las, mas utilizar este conhecimento para se expressar frente à sociedade. Para que isso aconteça é necessária a adoção de um método que envolva o ensino da escrita e da gramática, visto que a competência comunicativa implica a competência lingüística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação. Linguística.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleLetramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThe Project of Research presented here has as the main seek to understand how educators work towards literacy broadening their skills and language encyclopedias – textual and thus determine interference positive or not apparent in the teaching of mother tongue. From the texts selected taken as base theorists for our proposed research and the dice collected through the application of questionnaire want to understand the work of teachers of mother language concerning the teaching of syntax and the relationship between literacy and conceptions of reading and writing the same and, consequently, the implications of literacy and the multiple competencies for practice teaching. In view social, cultural, technological and policies change, learn read and write implies not only knowledge of letters and how decodes them, but use this knowledge to express the facing society. For that to happen its necessary the adoption of a method that involving the teaching of writing and grammar seeing that communicative competence implies language competence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31517-
dc.date.accessioned2023-08-21T17:52:22Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T17:52:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCompetência linguístico-textualpt_BR
dc.subjectLinguistic-textual competencept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua maternapt_BR
dc.subjectMother tongue teaching and learningpt_BR
dc.subjectLíngua materna - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMother tongue - teaching and learningpt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectCompetencia lingüístico-textualpt_BR
dc.subjectEnseñanza y aprendizaje de la lengua maternapt_BR
dc.subjectLengua materna - enseñanza y aprendizajept_BR
dc.subjectl'alphabétisationpt_BR
dc.subjectCompétence linguistique et textuellept_BR
dc.subjectEnseignement et apprentissage de la langue maternellept_BR
dc.subjectLangue maternelle - enseignement et apprentissagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Inacio Francisco Teixeira.-
dc.creatorCASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and language competence – textual – the educator as mediator of learning the mother tongue education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Inacio Francisco Teixeira; CASTRO, Onireves Monteiro de. Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31517pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO E COMPETÊNCIA LINGUÍSTICO – TEXTUAL - ANAIS CICUFCG 2009.pdfLetramento e competência linguístico – textual - Anais CICUFCG 2009.422.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.