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Title: O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção.
Other Titles: The opinion text genre in portuguese textbooks used in 4o and 5o grades in elementary school: a analysis of textual production conditions.
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Cíntia dos Santos.
SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
Keywords: Texto de opinião;Condições de produção textual;Livro didático;Ensino-aprendizagem;Opinion text;Text production conditions;Textbook;Teaching-learning
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TAVARES, Cíntia dos Santos; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. O texto de opinião no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das condições de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
???metadata.dc.description.resumo???: O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as condições de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa do 4° e 5° anos do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e análise documental, fundamentado em referenciais teórico-metodológicos de uma concepção interacionista e discursiva de linguagem e de ensino de língua escrita. Estes referenciais orientaram tanto a concepção e o desenvolvimento da pesquisa quanto as análises do corpus. Os dados evidenciam que os livros analisados propõem atividades e estratégias em que são observadas as principais condições necessárias à compreensão e produção do gênero texto de opinião, embora parte dessa informação encontre-se apenas no livro do professor. Sugere-se que sejam incluídas também no livro do aluno. Conclui-se que os livros estudados favorecem o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem que conferem significação à produção escrita dos alunos.
Abstract: This article presents investigation results concerning the textual production conditions in Portuguese textbooks, used in 4º and 5º grades in elementary school. It is an interpretative and descriptive study, developed through bibliography revision and documental analysis, based on theoretical and methodological references of a discursive and interactionist language and written language teaching conception. Such references have guided not only the research conception and development, but also the corpus analysis. The data makes clear that the analysed books propose activities and strategies in which the main conditions needed for the opinion text genre comprehension and production are observed, although part of this information is only found in the teacher’s guide. It is suggested that this information should also be included in the student’s book. In conclusion, the reviewed books encourage the teaching-learning practices development, which gives meaning to the students’ written production.
Keywords: Texto de opinião
Condições de produção textual
Livro didático
Ensino-aprendizagem
Opinion text
Text production conditions
Textbook
Teaching-learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31520
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

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