Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual. Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do texto literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleGêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractOur study carried at Universidade Federal de Campina Grande, focuses in one of the aspects of the French Foreign Language teaching (FLE). This study is centered in the subject of French Instrumental (FI). Since the written text as a basis, we believe that only one reading is accomplished in a satisfactory manner when there is a previously selected goal, leading the reader to follow the safest path towards the construction of meaning and to help the reader, this one can identify some importants elements in the text known as reading strategies. In order to obtain the results, we analyzed written productions of the students enrolled in French Instrumental courses I, II and Basic, for the periods 2008.2 and 2009.1. Use of questionnaires and field observations as tools for obtaining the search results that have characteristics of action research. In the results We observed that the pupils perceive the relevance of the reading strategies, as well as the necessity of give a new look on the textual genre. We call attention to the reading of literary text in instrumental class of French language, with emphasis on French as a kind of reading that can promote greater enjoyment on the peculiar features of the literary text.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523-
dc.date.accessioned2023-08-21T19:34:58Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T19:34:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeitura instrumental em francêspt_BR
dc.subjectFrancês - leitura instrumentalpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectFrancês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectFrancês instrumentalpt_BR
dc.subjectCompreensão escritapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectInstrumental Reading in Frenchpt_BR
dc.subjectFrench - instrumental readingpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectFrench as a foreign languagept_BR
dc.subjectInstrumental frenchpt_BR
dc.subjectWritten comprehensionpt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOUTINHO, Janaína Araújo.-
dc.creatorPINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTextual gender and strategies for the learning of reading in french foreign language instrumental.pt_BR
dc.identifier.citationCOUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÊNEROS TEXTUAIS E ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfGêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura - ANAIS CIC-UFCG 2009489.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.