Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
Title: Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira.
Other Titles: Textual gender and strategies for the learning of reading in french foreign language instrumental.
???metadata.dc.creator???: COUTINHO, Janaína Araújo.
PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
Keywords: Leitura instrumental em francês;Francês - leitura instrumental;Gêneros textuais;Francês como língua estrangeira;Francês instrumental;Compreensão escrita;Texto literário;Instrumental Reading in French;French - instrumental reading;Textual genres;French as a foreign language;Instrumental french;Written comprehension;Literary text
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COUTINHO, Janaína Araújo; PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Gêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura instrumental em francês língua estrangeira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
???metadata.dc.description.resumo???: Nosso estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande se debruça sobre umas das vertentes do ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE), trata-se de um estudo em Francês Instrumental (FI). Tendo o texto escrito como base, consideramos que uma leitura só se efetua de modo satisfatório quando há um objetivo previamente selecionado, conduzindo o leitor a seguir o caminho mais seguro rumo à construção de sentidos e, para ajudar esse leitor, encontram-se nos textos elementos conhecidos como estratégias de leitura. A fim de obter os resultados, analisamos produções escritas dos alunos matriculados nas disciplinas Língua Francesa Instrumental I, II e Básico, nos períodos 2008.2 e 2009.1. Utilizamos questionários e observações de campo como instrumentos para obtenção dos resultados da pesquisa que tem características de pesquisa-ação. Nos resultados, observamos que os alunos percebem a relevância das estratégias de leitura, bem como a necessidade de se dar um novo olhar sobre o gênero textual. Chamamos a atenção para a leitura do texto literário em aulas de francês instrumental, com ênfase no francófono, como um tipo de leitura que pode favorecer maior fruição quanto aos elementos peculiares do texto literário.
Abstract: Our study carried at Universidade Federal de Campina Grande, focuses in one of the aspects of the French Foreign Language teaching (FLE). This study is centered in the subject of French Instrumental (FI). Since the written text as a basis, we believe that only one reading is accomplished in a satisfactory manner when there is a previously selected goal, leading the reader to follow the safest path towards the construction of meaning and to help the reader, this one can identify some importants elements in the text known as reading strategies. In order to obtain the results, we analyzed written productions of the students enrolled in French Instrumental courses I, II and Basic, for the periods 2008.2 and 2009.1. Use of questionnaires and field observations as tools for obtaining the search results that have characteristics of action research. In the results We observed that the pupils perceive the relevance of the reading strategies, as well as the necessity of give a new look on the textual genre. We call attention to the reading of literary text in instrumental class of French language, with emphasis on French as a kind of reading that can promote greater enjoyment on the peculiar features of the literary text.
Keywords: Leitura instrumental em francês
Francês - leitura instrumental
Gêneros textuais
Francês como língua estrangeira
Francês instrumental
Compreensão escrita
Texto literário
Instrumental Reading in French
French - instrumental reading
Textual genres
French as a foreign language
Instrumental french
Written comprehension
Literary text
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31523
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÊNEROS TEXTUAIS E ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfGêneros textuais e estratégias para a aprendizagem da leitura - ANAIS CIC-UFCG 2009489.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.